A Paz do Senhor esteja contigo.

A Paz do Senhor esteja contigo

Disse Jesus: Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estarei presente.

Seja bem vind@.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O Povo não tem nome...


Mas os “poderosos” tem nome e sobrenome.

Há uma passagem Bíblica no Evangelho em que Jesus diz: “ Daí a Cezar o que é de Cezar e a Deus o que é de Deus”  (Lucas, 20, 25). Referia - se Jesus ao dinheiro (moeda), que tinha impresso a imagem de Cezar, em resposta aos Doutores da Lei da época lhe perguntaram se era certo pagar tributos, desafiando Jesus a contrariar seus ensinamentos e ou comprometer - se com a lei e sistemas de impostos da época, dependendo de sua resposta.

Mas o Filho do Homem, que se fez carne e habitou entre nós e não se deixa enganar, assim responde: “ Daí a Cezar o que é de Cezar e a  Deus o que é de Deus".

Parafraseando a passagem bíblica acima para o Povo explorado e sem valor de ontem e hoje, poderíamos dizer: Dai a Cezar o que é de Cezar e ao Povo o que é do Povo...

E o que é do Povo? E o que é Povo?

Segundo o dicionário da Wikipédia, site http://pt.wikipedia.org/wiki/Povo:
“Do ponto de vista histórico, o termo "povo" (do latim "populus", do etrusco "pupluna") teve acepções bem diferentes. Para os gregos e romanos, o povo, que tinha a capacidade de decidir sobre os assuntos do estado, era composto apenas pelos cidadãos com disponibilidade para isso.
Na Bíblia, o "povo de Deus" referia-se aos Judeus e, a partir do Concílio Ecuménico Vaticano II passou a referir-se aos crentes da Igreja Cristã.[2]
Na Idade Média, o povo era o "Terceiro Estado", ou seja, a plebe, sem direitos de estado, e ficou com esse "estado" até aos nossos dias, considerado como a “massa de cidadãos sem capacidade psicológica para participar na gestão do estado.”

Como pode se observar na citação acima, o significado da palavra Povo assume determinado conceito de acordo com a história e ou definição jurídica, que não vem ao caso neste texto, mais sim o “Povo” como sinônimo de pessoas simples, sem grandes poderes econômicos, que abrange nos dias de hoje várias pessoas e categorias de trabalho, dentre eles destaco os trabalhadores rurais, é deles a mão calejada, a pele surrada do trabalho árduo na enxada que leva os sagrados alimentos a mesa de ricos e pobres, principalmente e primeiramente aos mais abastados..., pois os mais pobres não tem nome, nem sobrenome, é simplesmente denominado povo;

A caneta que dá a sentença ou elabora a lei (sentido figurado) é confeccionada pelo povo, povão, mas quem assina não é o povo, pois o povo não tem nome nem sobrenome;

É como diz na Bíblia: 1 Coríntios, 3, 5-9:”... um faz, mais outro é que aproveita”, muitos correm, mais poucos chegam...e o povo parece que nunca chega..., pois o povo não tem nome nem sobrenome, ou seja, não tem vez, nome e sobrenome;

Sim, daí ao povo o que é do povo, e o que é o povo, o que é do povo? O trabalho? Mais o “salário” é de quem tem nome é sobrenome..., pois o povo não tem nome, nem sobrenome...

Mais Deus que é Pai, “não é padrasto”, houve a todos indistintamente, ricos ou pobres, desde os que têm nome e sobrenome, bem como os que não têm nome, nem sobrenome, enfim, ouve o clamor do seu Povo, o Povo de Deus e permitiu ao homem a invenção da Web e seus meios de comunicação, através de seus Blogs “anônimos”, sites variados, redes sociais infindáveis que nascem diariamente na Internet, onde o povo passa a ter voz, acesso a informações, a culturas diversas, passa a ter nome e sobrenome e às vezes, vez.

Deus ouve o pedido de seu Povo e lhe dá ferramentas para ser um povo santo, que também é pecador, mais que ungido no batismo pelo Espírito Santo para exercer o múnus de filho amado de Deus em Cristo nosso irmão adotivo, a exemplo dos Profetas do antigo testamento, deve Anunciar o Reino de Deus por onde anda, por onde passa, e Denúnciar as injustiças.

Na Web, o povo pode ter nome e sobrenome como qualquer rico e poderoso, pois o princípio norteador da Web é partilha, cooperação mútua e fraternidade, um ajudando o outro e vice versa, e todos juntos colhendo os frutos das Boas Novas do Reino de Deus, que não é desse mundo, mas começa aqui é agora.

A Web não "cultua" a cultura do descartável, nela nada é descartável, eventual descarte é produto do homem atrás da máquina e não da Web, nela (Web), tudo e todos são importantes, pois cada um tem algo a oferecer que o outro não conhece e vice versa, toda informação e conhecimento é posto a serviço do povo, seja ele rico, pobre, com ou sem poder, basta ter acesso a rede de informações para trabalhar democraticamente em favor do povo, sem nome ou sobrenome, e de todo homem ou mulher de boa vontade por um mundo melhor, mais justo e repleto de amor caridade, amor serviço, a exemplo de Cristo que nos diz: “ Eu vim para servir e não para ser servido”. 

Ou seja, aqui o povo pode ter nome e sobrenome, seu nome é Amor, e seu sobrenome Anúncio e Denúncia, a exemplo dos Profetas Bíblicos.

A Paz de Cristo esteja convosco.
Mônica Moreira Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário