A Paz do Senhor esteja contigo.

A Paz do Senhor esteja contigo

Disse Jesus: Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estarei presente.

Seja bem vind@.

sábado, 1 de outubro de 2011

Só amamos o que conhecemos! São Tomás de Aquino.Ficha 5: Sacramentos e Sacramentais (3ª S.C)

É possível conhecer a Igreja mais não conhecer a Deus, porque Deus é insondável e nós somos limitados, mais a Igreja nos trás sinais de Deus, os quais pelo conhecimento e prática transcendemos a Deus pela Fé.

Sacramentos e Sacramentais – Ficha de Estudo 5.

Você conhece sua Igreja? Você conhece os sacramentos e sacramentais da Igreja? Antes de responder, devemos refletir sobre o conhecimento da Igreja a Luz da Palavra de Cristo, diferente do mero conhecer por conhecer apregoado pelo mundo moderno, o conhecer a “palavra”, a Igreja e seus sacramentos e sacramentais, implica também em vive - los intensamente.

Aqui cabe distinguir duas formas do conhecer: aquilo que conhecemos nos livros e na teoria e aquilo que conhecemos pela vivência. Ser Igreja de Cristo no mundo implica em viver na prática aquilo que se conhece e não apenas o conhecer por conhecer (frequentar as missas aos domingos e ou decorar os sacramentos e saber os sacramentais), sem vivência prática daquilo que ouvimos e comungamos no corpo de Cristo, por isso adverte o Apóstolo Paulo que aquele que comunga o corpo de Cristo em pecado ( entenda – se, sem vivência) e não em espírito (entenda – se vivência), comunga a própria morte, qual seja, não vive aquilo que Cristo prega, conhece e ouve, mais vive como se não conhecesse e não ouvisse, ou seja, na verdade não conhece...Pois se conhecesse de fato a palavra e de fato comungasse o corpo de Cristo, também a viveria no mundo.

Ao tempo de Jesus, os doutores da Lei conheciam integralmente a Lei de Deus, mais não a viviam em suas vidas pessoais, por isso Jesus afirma: “Em verdade vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precederão no Reino de Deus” (Mt 21, 31).
O Concilio Viticano II, no documento Sacramentos e Sacramentais, capítulos II e III, veio no intuito de fazer com que as pessoas façam a experiência de Deus em sua vidas pessoais através da Missa, na Igreja e em suas vidas cotidianas, seja ele leigo ou religioso, pela participação ativa na missa e nos Sacramentos e Sacramentais da Igreja e não apenas cumpram preceitos, ou seja, simplesmente ir a Missa aos domingos e simplesmente receber “sacramentos”.

Passados quase 50 anos da conclusão deste documento da Igreja, muitos estudos e reflexões colocadas a disposição de toda a Igreja, Igreja, entendida como todo Povo de Deus, ainda não “conhece” como deveria conhecer os Sacramentos e Sacramentais de sua Igreja, especialmente o Mistério Trinitário (Pai, Filho e Espírito Santo) e a Eucaristia, o corpo de Cristo comungado habitualmente aos domingos, mais esquecido durante a semana.

Muito foi feito pelo CNBB para melhorar a iniciação Cristã e por conseguinte a Evangelização, e muito ainda há de ser feito por cada um de nós Cristão, a começar por nós mesmos para depois ir de encontro ao outro, como discípulos e discípulas missionários de Cristo no mundo, para que sejamos como o sal da terra, aquele, aquela que faz a diferença, dá sabor ao mundo, um mundo melhor e mais justo.

O que são Sacramentos?

São sinais visíveis da manifestação do invisível que marcam momentos importantes da vida do Cristão, em Cristo e por Cristo.

Os Sete sacramentos da Igreja: Batismo, Confirmação e Eucaristia (Iniciação a Vida Cristã), Penitência, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio.

Todos os sacramentos estão ordenados à Eucaristia “como seu fim especifico” (Santo Tomás de Aquino), qual seja, nascemos, vivemos e morremos, mais em Cristo e no mistério de sua morte e ressurreição somos libertados para vida plena, que é relembrada nas Santas Missas, mais que deve ser conquistada e vivida a cada dia, tal qual celebrado na eucaristia semanal ou diária, na qual pela Fé, nascemos de novo para o Reino de Deus e nele devemos viver, como sinais vivos do Cristo Ressuscitado.

Sacramentais: São sinais de Fé também instituída piedosamente a todo o Povo de Deus, compõem – se de uma Oração do Fiel (Leigo ou religioso) acompanhada pelo sinal da cruz, tais como bênçãos, veneração a relíquias dos Santos (aqueles que viveram mais intensamente o Cristo em suas vidas pessoais e comunitárias), visitas a santuários, peregrinações, procissão, o terço mariano, tudo para lembrar e viver através desses sacramentais mais perto do Cristo Ressuscitado, pois que retratam a Fé popular e piedosa, como meios do fiel transcender ao seu Criador.

Exemplificando, quando “vemos” um Rosário com os olhos da Fé, não vemos apenas o Rosário, vemos Cristo morrendo e ressuscitando dos mortos, vemos e relembramos as passagens de Cristo no mundo, sua vida na terra, o acompanhamento de sua mãe, primeira discípula de Jesus, que o acompanhou passo a passo até o calvário, é assim que os olhos da Fé vivem e conhecem por um simples olhar no objeto, a vida, morte e ressurreição de Cristo. Mais para isso é preciso conhecer e viver o mistério de Cristo no seu dia a dia e não apenas conhecer o objeto que sem a Fé e vivência não pode, nem tem como transcender o homem a Deus, são os olhos da Fé e sua vivencia pessoal que transcendem o homem ao Pai, através do Filho, Cristo, amparado na graça e dons do Espírito Santo.

Confira na Ficha 5 de estudo dos documentos do Vaticano II, o que são os Sacramentos e Sacramentais e o que foi feito e vem sido feito em prol dessa Páscoa (Libertação) de Cristo para o mundo de hoje, site: Ficha 5: Sacramentos e Sacramentais (3ª S.C)

Nenhum comentário:

Postar um comentário