A Paz do Senhor esteja contigo.

A Paz do Senhor esteja contigo

Disse Jesus: Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estarei presente.

Seja bem vind@.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Ficha 2: O Evento “Concílio Vaticano II”




Car@s amig@s

De acordo com o planejamento da Coordenação Arquidiocesena de Pastoral, o  Ambiente Virtual de Formação: Igreja em Rede" publicou hoje a segunda Ficha de Estudo, com o título "O Evento "Concílio Vaticano II".

Leia o texto, clicando em:  Ficha 2: O Evento “Concílio Vaticano II”

Participe das interações, deixando sua opinião nos comentários do próprio site, na Plataforma de Estudos da Arquidiocese (clicando aqui), ou, ainda, no Facebook (clicando aqui).

Abraços,


Um comentário:

  1. Olá pessoal, é o Espírito do Vaticano II, aos poucos foi e continua a fazer história em nossa nossa Igreja, cabe a nós Povo de Deus, levar esses novos ventos para todo canto do mundo a Igreja.

    Segue minhas respostas alinhas as perguntas:

    1. O que foi o Concílio Vaticano II e qual seu significado para a Igreja em nossos dias?

    R: Foi à renovação e abertura da Igreja para o humano e a volta as suas origens da primeira Evangelização, ao menos a isto se propôs o Vaticano II.

    2. Como a Igreja é chamada a dialogar com o mundo de hoje?

    R: Pelo acolhimento e amor indistinto ao se humano e suas limitações temporais, materiais, sem julgamentos, pela humildade de seus membros enquanto humanos mais que buscam constantemente o Reino de Deus, especialmente pela disponibilidade de em ir de encontro ao outro e não esperar que este venha de encontro a Igreja. A Igreja tem que ir ao povo para que o povo venha a ela, todo o povo. A Igreja precisa se reformar e formar seu povo, constantemente, para que possa dialogar com o mundo.

    3. Como anunciar e viver o Evangelho no mundo de hoje?

    Pela prática caritativa e efetiva do evangelho em suas relações pessoais e com o outro, o próximo, seja ele quem for, esteja ele onde estiver, dentro e fora da Igreja, é ser "Igreja" por onde andar...

    4. O Vaticano II marcou e continua a marcar a vida eclesial?

    Sim, o Vaticano II marcou a vida eclesial, especialmente no sentido de tentar trazer de volta o clero a sua missão primeira que é evangelizar, servir e não ser servido e não ser “adorado”, como se fosse um santo no altar, longe da realidade do povo, ou seja, o Vaticano Ii busca um clero humanizado, mais do lado de seu povo e não colocado acima, mais junto, como instrutor e aprendiz.

    5. Como a Igreja pode ser presença divina e salvífica num mundo de mudança constante?

    Sendo como uma criança é. Sendo aberta para o mundo e suas novidades sem perder a sua inocência e essência, mais aberta para todos porque não tem maldade e se não tem maldade, não julga, aceita a todos que a procuram indistintamente, literalmente indistintamente, tratando o fiel pelo que ele é, e não pelo que ele tem, ou seja, viver o que prega junto aos seus membros, e neste ponto ela deixa de ser uma criança para ser como um pai que acolhe o filho amado. Como na parábola bíblica: “A volta do Filho pródigo”, assim como este pai, deve ser a Igreja moderna, aquela que acolhe com amor o filho esfarrapado e pobre, porque este nunca deixou de ser seu filho, e sobretudo, porque o ama como um pai, que vê não o material, mais apenas o Filho. Sem esquecer que um Pai acolhe sempre, mais educa pela formação e não pela força. O mundo de hoje, seja a pessoa “pobre” ou “rica” é dinâmico e a Igreja tem que ser dinâmica, nunca retrógada, que é antes mais propicio a seitas do que a uma Igreja Magnânima como é a Igreja Católica em sua essência.

    ResponderExcluir