A Paz do Senhor esteja contigo.

A Paz do Senhor esteja contigo

Disse Jesus: Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estarei presente.

Seja bem vind@.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Qual o rosto do seu Cristo???


Um rosto para Jesus





Dona Linda, não querendo envelhecer, usou de todos os recursos de que dispunha para retardar os efeitos da idade. Deixou-se operar muitas vezes, por vários cirurgiões plásticos. Insatisfeita, foi de um a outro. Dez anos depois, seu rosto estava tão irreconhecível que nem os filhos, nem as irmãs, nem o marido viam alguma semelhança com o rosto, antes bonito e sereno, de dez anos atrás. Dona Linda, na verdade, não tinha mais rosto. O que ela agora mostrava não era o da juventude, nem das fotos de antes. Retocadores de rosto criaram para dona Linda um rosto novo, mas que não correspondia à mulher que ela fora!
Assim como Dona Linda que perdeu sua originalidade com retoques visuais, também Jesus corre o risco de se tornar irreconhecível, por tudo que já se tem dito, pregado, escrito, falado, cantado e discutido sobre Ele. Torna-se cada dia mais uma caricatura, um distorcido rosto, do que representação leal do rosto de Jesus de Nazaré.
Um dia Jesus perguntara aos discípulos que rosto o povo lhe dava. “Quem andam dizendo que eu sou? Quem dizem que é o Cristo?” Eles disseram que alguns apontavam para Elias, João Batista ou outros profetas. Então Jesus perguntou que rosto, eles, os discípulos, lhe davam. Pedro respondeu que via nele o Cristo, o Ungido, o Filho do Deus vivo (cf. Mc 8,28-30; Mt 16,16).
É fácil dizer que conhecemos ou que não conhecemos Jesus. Um pouco todos os cristãos conhecem. O suficiente, alguns captaram; em profundidade, poucos…
A pergunta continua. E para vocês, que rosto é o meu? Como vocês pintam minha face? Sou um Cristo italiano ou alemão? Loiro de olhos azuis? Sou negro e tostado de sol? Sou mulato? Amorenado? Estou desesperado na cruz ou mostro sofrimento sem perder a minha dignidade? Digo o que tem que ser dito diante do prefeito, do presidente ou do governador, ou abrando o discurso para não perder algum prestígio ou concessão? Que rosto é o meu hoje? Anda irreconhecível? Meus divulgadores estão dizendo o que eu diria, ou o que mais lhes convém para conseguirem encher seus templos? Será que eu seria capaz de dizer o que eles andam dizendo?
Não estaria Jesus sendo transformado num Michael Jackson espiritual, tamanhas plásticas e próteses nele inseridas por pregadores, cujo primeiro objetivo é apenas atrair as massas? Quando Jesus é apresentado dessa forma, estamos apenas numa caricatura de Jesus! Ele é tudo, menos caricatura. Por isso, se faz necessário uma volta às fontes a fim de buscarmos a verdadeira face de Jesus, ou uma face o menos possível deturpada, sem tantos retoques, os quais cada dia se tornam mais atrevidos e ousados.
Infelizmente, hoje, Jesus é o produto mais rentável que já existiu, por isso, faz-se necessário criar um rosto de Jesus para um determinado público consumidor, vinculado a grupos (religiosos) mais interessados nas performances midiáticas e na lógica do mercado, do que propor uma mensagem que vai ao encontro dos graves problemas atuais. Um “Jesus-prozac”, que anestesia consciências angustiadas, mas alheio à humanidade sofredora.
O rosto de Jesus hoje está amarrado a diversos seguimentos da Indústria cultural, vai deixando a cada dia de ser um projeto de seguimento e missionariedade. Jesus se torna cada dia refém de interesses da sociedade da imagem, que visa o acúmulo de capital, glamour e aparência. Esse rosto do Jesus show-business se distancia drasticamente do rosto de Jesus presente nos Evangelhos, que nasceu pobre numa estrebaria, que viveu pobre na Galileia e que morreu pobre e sozinho numa cruz em Jerusalém.
Padre Victor Silva Almeida Filho é Vigário paroquial da Paróquia Divino Salvador de Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário