A Paz do Senhor esteja contigo.

A Paz do Senhor esteja contigo

Disse Jesus: Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estarei presente.

Seja bem vind@.

domingo, 21 de agosto de 2011

A Imposição das mãos... e o ”Milagre Eucarístico de Moncada”.


“Aquele que não recebe espiritualmente um sacramento, não o recebe verdadeiramente...”.
(Santo Agostinho)


No milagre abaixo transcrito, podemos refletir sobre a força espiritual de um gesto sacramental muito antigo usado até hoje na igreja Católica, a imposição das mãos na consagração do sacerdote na Igreja Católica, (também muito comum em outras religiões – a imposição de mãos), e a consagração espiritual de um homem de Fé destinado ao sacerdócio por Deus. Extraído do livro: O Milagre e os Milagres Eucarísticos, Padre Gino Nasini, editora Palavra e Prece, fls., 66/67)


“O Milagre Eucaristico de Moncada”
(Espanha 1392)

“A eleição do Papa Urbano VI (18 de abril de 1378) foi duramente contestada pelos Cardeais franceses que queriam um Papa francês, na esperança de que ele transferisse novamente a Santa Sé a Avignon. Depois de muitos problemas, no dia 20 de setembro de 1378, elegeram o antipapa Clemente VII. Os cismáticos tentaram então imediatamente apoderar – se de Roma, inclusive usando armas, mas não conseguiram; então se retiraram a Avigon e Clemente II continuou a agir como se fosse o legitimo Papa. Nesse período de grande incerteza, um sacerdote de Moncada, Monsén Jaime Carrós, vivia profundamente atormentado, pensando que a sua ordenação sacerdotal não fosse válida porque ele foi consagrado por um Bispo nomeado por Clemete VII. Cada vez que celebrava uma missa, ele sentia medo de enganar os fiéis, dando – lhes Hóstias não consagradas e também temia que nenhum dos sacramentos que administrava fossem válidos. O sacerdote pedia ao Senhor um sinal que confirmasse o seu sacerdócio. Recebeu a resposta no Natal de 1392.

Naquele dia, também participaram da Missa uma nobre dama chamada Ângela Alpicat e sua filha Inês, de cinco anos (futura Santa Inês de Moncada). Quando a Missa terminou, a criança se recusou a sair da Igreja dizendo à sua mãe que queria ficar brincando com aquele maravilhoso menino que o pároco tinha nos braços durante a consagração. No dia 26, dona Angela foi novamente à Missa e quando o sacerdote elevou a Hóstia, a menina viu novamente o menino ns braços do sacerdote. No final da Missa, dona Angela contou ao padre as visões da sua filha e ele imediatamente interrogou a menina. A pequena Inês respondia com facilidade a todas as perguntas, inclusive as mais difíceis, porém o sacerdote quis prova – la e convidou – a a regressar no dia seguinte para a Missa. O religioso tomou então duas Hóstias, mas consagro somente uma.Tomou a hóstia consagrada e perguntou a menina que coisa ele tinha nas mãos, ela respondeu: “ O Menino Jesus”. Depois, elevou a Hóstia não consagrada e fez a mesma pergunta. Inês respondeu: “Um disco branco”.

O sacerdote não conseguia falar de tanta alegria e toda a assembléia exultou porque foi demonstrada a validez do sacerdócio do seu pároco. Por mais que o Bispo que ordenou o pároco de Moncada tenha sido consagrado por uma antipapa, Deus permaneceu fiel a sucessão apostólica determinada pela imposição das mãos.’

Fé e Vida:

“E como aos Santos Apóstolos se apresentou na forma de homem, assim se apresenta a nós no pão consagrado. E como eles (que com os olhos do corpo só podiam ver a carne), contemplando – o com os olhos fé, acreditaram que era Deus, assim nós também, vendo com os olhos do corpo o pão e o vinho, acreditamos que o Santíssimo Corpo e Sangue estão presentes, vivos e verdadeiros, na Eucaristia. Deste modo o Senhor está sempre presente no meio dos seus fiéis, como Ele mesmo prometeu quando disse: “ E lembrem – se de que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20).

São Francisco de Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário