A Paz do Senhor esteja contigo.

A Paz do Senhor esteja contigo

Disse Jesus: Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estarei presente.

Seja bem vind@.

domingo, 8 de abril de 2012

Concilio de Trento x Concilio Vaticano II – A Bíblia na mão de todo Povo de Deus.Ficha17: A Sagrada Escritura na Vida da Igreja



O Concilio de Trento (1545 a 1563), efetuou a contra reforma no tocante aos movimentos em prol da publicação da Bíblia em vernáculo e popularização da Bíblia, pelo uso de restrições parciais a sua leitura que se tornaram universais e, Em 1559, sob Paulo IV, e depois, em 1564, sob Pio IV, a Congregação do Índice promulga o Index Librorum Prohibitorum e veda também que, sem uma licença especial, se pudesse imprimir e possuir Bíblias em vernáculo...”

Os integrantes do Concilio Vaticano II (1962-1965) movidos pela luz do Espírito Santo acolheram e incorporam  nos documentos da Igreja o pensamento dos *Santos Padres da Igreja (Patrística – primeiros padres da Igreja, também chamados de pai da Igreja), na Igreja que hoje vivemos, no qual destacamos São Jerônimo: “O desconhecimento das Escrituras é o desconhecimento de Jesus Cristo”; São Ambrósio :“Falamos com Deus quando rezamos e a Ele ouvimos quando lemos os divinos oráculos” -DV25. 


Assim restaurando a verdade do Espírito de Deus dentro da Igreja e para o mundo, através do documento “Dei Verbum” (Revelação Divina), que promove e incentiva o acesso de todo Povo de Deus a Bíblia, que recomenda o estudo assíduo da Bíblia não apenas aos Padres, mas sobretudo a diáconos, catequistas e Ministr@s Leig@s da Palavra, através de estudos Bíblicos, leitura Orante da Bíblia e incentivo vivo a Pastoral Bíblica, orientados pelo Magistério da Igreja.


Você Ministra e Ministro da Palavra, você ministr@ coordenador da Pastoral da Bíblia, dos cursos de leitura orante da Bíblia e todo Povo de Deus, o estudo e leitura da Bíblia é recomendado pela constituição dogmática “Dei Verbum”, graças ao Concilio Vaticano II e a movimentos populares como o Movimeto Bíblico. Este concilio e respectivo documento da Igreja é um marco na história da Igreja Católica, um verdadeiro divisor de águas que não pode deixar de ser conhecido e difundido. Nossa vivência hoje na comunidade é fruto deste movimento do Espírito Santo dentro da Igreja, manifestado através do Grande Concilio Vaticano II, que neste ano de 2012 comemora seus 50 anos de vivência e frutos a toda Igreja, especialmente a Igreja da América Latina. Amém.


*Santos Padres ou Pais da Igreja foram influentes teólogos, professores e mestres cristãos e importantes bispos. Seus trabalhos acadêmicos foram utilizados como precedentes doutrinários para séculos vindouros. Os padres da Igreja são classificados entre o século II e VII.[1][2] O estudo dos escritos dos Padres da Igreja é denominado Patrística.[3] Site http://pt.wikipedia.org/wiki/Padres_da_Igreja



Para refletir:
  1. Segundo esta ficha, por que a Palavra de Deus é o fundamento da Igreja?
  2. Como o estudo da DV contribuiu para a sua formação?
  3. Como a Igreja e os fiéis têm tornado viva a Palavra de Deus?

Sobre este documento que mudou a face da Igreja, fruto   do  estudo e da reflexão de toda Igreja reunida sobre a sagrada escritura e a tradição da Igreja: Constituição dogmática Dei Verbum, fruto do Concilio Vaticano II, que mudou a face da Igreja, mas não a face de Deus, confira o texto abaixo:


Ficha17: A Sagrada Escritura na Vida da Igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário