A Paz do Senhor esteja contigo.

A Paz do Senhor esteja contigo

Disse Jesus: Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estarei presente.

Seja bem vind@.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

CATEQUESE RENOVADA: BIBLIA (ANTIGO E NOVO TESTAMENTO) LINGUAGEM DE HOJE, SEM PASSAR A IMAGEM DO ANTIGO TESTAMENTO DE UM DEUS QUE CASTIGA, MAS SIM QUE TEM MISERICÓRDIA DE SUA CRIATURA.





 Introdução:

O mundo mudou, a Igreja mudou, e você catequista mudou? Renovou – se?


Desde o grande Concilio Vaticano II, que toda Igreja comemora seu aniversário de cinqüenta anos em 2012 (1962-1965), maior acontecimento da Igreja do século XX, que a Igreja ganhou novos ares, abrindo portas e janelas para o Espírito Santo de Deus renovar toda a Igreja Católica. Com efeito, a liturgia mudou, tornou – se mais popular, a missa celebrada no vernáculo, com o padre de frente a assembléia, a abertura para leigos e leigas celebrarem a palavra de Deus aos domingos reunida com a comunidade local, nos lugares onde faltam padres, a Bíblia foi literalmente colocada na mão do povo Santo de Deus, os estudos da Bíblia deram origem aos Movimentos Bíblicos, grupos de oração, rompendo com a rigidez de um único sentido literal dos textos bíblicos, levando a um considerável avanço na compreensão dos textos das sagradas escrituras.

“Graças às mudanças proporcionadas pelo Concilio Vaticano II, toda a Igreja foi modernizando – se, especialmente a Igreja da América Latina, pois a questão da modernidade foi introduzia para dentro da Igreja, desafiando a Igreja (todo Povo de Deus), para que a Igreja saísse de uma estabilidade conservadora e inoperante face ao mundo moderno, abrindo – se para um dialogo com o mundo de hoje. “ (Marcia Resk).

Todas essas mudanças da Igreja visão exclusivamente tornar atual a mensagem de Esperança do Evangelho, a um mundo que embora moderno, ainda sente sede e fome de Deus, esse povo necessita ser conquistado, levado a conhecer o amor de Cristo, seus Evangelho, e a revelação de Deus ao homem, pelo estudo da Bíblia.

A Igreja, em especial o CNBB (Conselho Nacional dos Bispos) no Brasil, procurando atender as exigências desse desafio de evangelização no mundo moderno e mudanças proposta pelo Concilio Vaticano II, também passou no Brasil a estudar conjuntamente com seu povo novos meio de Evangelização e, em especial uma nova e renovada Catequese, tendo lançado os documentos: Diretório Nacional de Catequese (CNBB); Iniciação à Vida Cristã, um processo de formação catecumenal (documento 97- CNBB), para orientar toda Igreja a renovar - se, atualizar –se e atingir o seu fim maior, qual seja, a Evangelização, missão primeira e dever de todo Cristão católico, da qual o Catequista ocupa o primeiro lugar no dever e obrigação direta, uma vez que atua no principal momento de formação do ser humano, a criança, o jovem, e o adulto convertido, pois que em Cristo todos renascem como crianças ao conhecer a sua palavra.

Dever primeiro do Catequista para poder cumprir sua missão é a sua própria formação permanente para uma efetiva Evangelização, através da participação dos cursos da Igreja e leitura espiritualizada da Bíblia diariamente, dever este imposto a todo Catequista frente os desafios da nova Evangelização.

Está escrito na Bíblia que Cristo pedirá contas não ao pagão, mas aquele a quem deu a missão de Evangelizar e não Evangelizou porque não se empenhou em sua missão.

Vamos meditar sobre essa Missão Evangelizadora do Catequista, através da leitura e meditação dos seguintes versículos bíblicos abaixo.

Antigo testamento:
Ezequiel 33,7-9: “Filho do homem, eu te constitui sentinela na casa de Israel. Logo que escutares um oráculo Meu, tu lhe transmitirás este oráculo de minha parte. Se eu disser ao pecador que ele deve morrer, e tu não lhe avisares para pô-lo de guarda contra seu proceder nefasto, ele perecerá por causa do seu pecado, mas a ti pedirei conta do seu sangue.

Novo Testamento:
I Coríntios 9,16; 20-22: Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não anunciar o evangelho!
Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.

Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.

Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. 

Seguir a Cristo hoje e sempre nunca foi fácil, exige coragem, e opções radicais (formação e empenho pessoal para romper barreiras em nome de Cristo), freqüentemente contra a corrente, mesmo que a corrente, seja a oposição dentro de sua própria Igreja, o que importa a Cristo é a conversão do homem ao seu amor e recuperar a sua Ovelha perdida, e todos seus membros (Igreja e todo o seu Povo) impõe – se essa missão/dever. Para Cristo, o mais importante não é a regra social ou moral de qualquer instituição, mais sim o Homem e seu Espírito resgatado e feliz em Cristo, material e espiritualmente falando (Dignidade do ser humano em sua totalidade, corpo e espírito).

Para cumprir essa Missão/dever no mundo de hoje, impõe – se ao catequista:

1)    Formação permanente;
2)    Leitura Espiritualizada da Bíblia diária e vivência de sua Fé em comunidade (testemunho), a Fé é para ser vivida para além das portas da Igreja, por onde quer que o Cristão ande no mundo;
3)    Conhecer o seu catequizando, a sua realidade, ir de encontro ao mesmo de acordo com sua cultura e nível (fenômeno da inculturação), sem perder de vista os valores Cristãos.

Material:

1)    Bíblia Pastoral, comentada e ou estudo da mesma junto com outros textos;
2)    Documentos da Igreja (Diretório Nacional de Catequese e Iniciação a Vida Cristã, um processo catecumenal permanente do Evangelizador (Do catequista e do Catequizando).


Deus caminha com seu povo:

Do Antigo Testamento ao Novo Testamento até os dias de hoje, Deus caminha com seu povo, ensinando e dando – se a revelar –se a todos os povos.


Passar a palavra revelada de Deus e história do Povo de Deus desde Abraão até os dias de hoje não é tarefa fácil, mas não impossível. O primeiro critério é adequar a história bíblica ao contexto de hoje, em sendo redundante, começando do inicio, explicando o que é a Bíblia, a grosso modo, coleção de livros (escritos), dividida em dois grandes livros, Antigo Testamento (A preparação do Povo de Deus para conhecer o Filho de Deus, Jesus, o Messias anunciado pelos Profetas) e Novo Testamento ( a concretização das promessas do antigo testamento, o nascimento de Cristo, o Filho de Deus anunciado no Antigo Testamento, e os principais livros do Novo Testamento: Os Quatro Evangelhos Cristãos), ou seja, dar uma visão geral do quadro que depois se irá estudar por partes (Visão panorâmica da Bíblia – Antigo Testamento, Novo Testamento e os principais Evangelhos Cristãos contidos no Novo Testamento), pois é preciso ensinar a criança, adolescente e ou adulto a ser Evangelizado a manusear a Bíblia ao menos minimamente, sempre frisando que a mensagem da Bíblia perpassa os séculos do passado até os dias de hoje em verdadeiro mistério, objeto de estudos de cientistas, historiadores, pesquisas arqueológicos, visando o seu correto entendimento, no qual a Igreja possui um vasto material de interpretação efetuadas por Santos e Santas da Igreja que se debruçaram diante dos livros sagrados com afinco, para estudar e entender a revelação nela contida, por quase 2000 anos, no caso da nossa Igreja Católica.


Devido à globalização do mundo, o acesso rápido a informações por nossas crianças, a evolução da ciência e tecnologia, não é mais crível contar “estórias” de medo e horror a criança, de um Deus vingativo e poderoso, sob pena de perdermos a criança para o mundo.

Também não se exige que a criança  “decore” os 10 mandamentos, os dias Santos e os mandamentos da Igreja, mas antes é preciso convencer a criança da importância de Deus, da Bíblia enquanto palavra de Deus revelada ao homem, instrumento que ajuda o Cristão a entender o mundo desde ontem, hoje e sempre, a luz da palavra de Deus revelada ao homem, bem como paralelamente mostrar a importância da Igreja e da comunidade como meio de formação e vida Cristã, pois é preferível que a criança entenda a mensagem Cristã do que a simples e vã decoreba, que na vivência do mundo de hoje, rapidamente é esquecida, não deixando qualquer formação permanente a criança e ou adolescente.


TEXTO PARA REFLEXÃO:

O DEUS DE ONTEM, DE HOJE E DE SEMPRE NA BÍBIA (AT e NT).


Deus é como o ar que respiramos e que não se pode fotografar, prender, ver  apenas com os olhos do corpo, nem se pode prender Deus em nossas mãos, mas podemos ver Deus com os olhos do Espírito através de suas criações e criaturas, podemos sentir Deus através da brisa que passa por nós suavemente, podemos respirar Deus tal qual o ar que respiramos, pois Dele necessitamos para viver, tanto quanto do ar que respiramos.

Essa é a Essência de Deus, estar em tudo e todos e em todo local, invisível aos olhos, mas visível apenas ao coração do homem, assim como o ar que é invisível aos olhos, mas vital para o organismo humano é Deus para o homem, não pode ser visto pelo homem, mas está no homem e é vital para vida humana.

Negar está verdade, é negar Deus, é negar a beleza do Universo Criado e do homem, obra prima da criação de Deus. Em todo universo criado, o homem, é a única criatura de Deus que pode contemplar o Universo Criado, donde vêm a sua supremacia sobre as demais criaturas de Deus, de onde advém também a responsabilidade de ser homem, imagem e semelhança de Deus frente a todo Universo Criado por Deus.

No princípio aquele que É, que sempre Existiu e Existirá, que “habita” em todo Universo, no planeta Terra, nas estrelas do Universo criado, em tudo que existe, até onde nossos olhos podem ver e para  além de onde nossos olhos e sentidos podem ver e sentir, Deus lá está. E tudo foi criado por Ele e Existe em função Dele que sempre existiu e existirá, de forma que há um único Deus que está em toda parte e nenhuma de suas criaturas, Sol, Lua, Estrela, animais da terra, e o próprio homem não devem ser adorado como Deus, nem tão pouco oferecido em sacrifício  a Deus, porque Deus criou todas as coisas, tudo é seu, razão pela qual não precisa do sacrifício de qualquer de suas criaturas. Tudo é Dele, razão pela qual não se deve adorar as criaturas de Deus (sol, lua, animais, bens materiais, como o dinheiro, isto é idolatria, é fazer com que bens e “valores” de alguns homens sejam tratados e colocados no lugar de Deus e ou acima de Deus), mas sim o próprio Deus Criador, sendo os santos da Igreja, exemplos sempre “vivos” de pessoas que souberam amar a Deus sobre todas as coisas, da qual a primeira e mais amada é a mãe de Deus, Nossa Senhora.

Pela contemplação e respeito às Obras criadas por Deus, podemos concluir o primeiro mandamento de Deus: Amar a Deus sobre todas as coisas.


Do nada, do abismo e vazio, Deus fez o Universo, os céus e a Terra e na terra fez brotar vida em toda parte e de toda espécie, e por fim fez o homem a sua “imagem e semelhança”, imagem porque emanamos de Deus, semelhança por que podemos sentir Deus, temos potencial para amar como Deus ama, mas não somos iguais a Deus, não podemos ser, porque somos criaturas de Deus.

Adão e Eva simbolizam a criação da espécie humana, a qual Deus que os fez a sua imagem e semelhança, dando a graça de gerar outras vidas humanas, imagem e semelhança de Deus, e assim toda a terra foi habitada, pois Deus tem um propósito para toda a humanidade.

Entretanto, o homem já no seu nascedouro, quis ser Deus, ser igual a Deus, ser auto suficiente, achando que pode viver sem Deus, o que é impossível ao homem, pois Deus está em todo lugar, inclusive no homem, nasceu assim o pecado original, a desobediência e a auto suficiência, da qual todos os filhos do homem herdam em seu nascimento de Adão e Eva, que simboliza o primeiro homem e a primeira mulher. (Genesis, primeiro Livro da Bíblia).

Entregue a sua própria natureza humana, tendo perdido o contato direto com Deus pelo pecado, que distancia Deus do coração do homem, o ser humano cresceu e se multiplicou, nascendo homens bons e homens maus misturados, e o pecado quis que o homem explorasse o próprio homem, matando o seu próximo por bens materiais, por sentimentos vis como inveja e cobiça, tornando o homem egoísta, voltado para si mesmo, passou o homem a destruir seu próximo.

Entretanto, como Deus faz parte da natureza humana do homem, pois o homem é semelhante a Deus, o homem afastado de Deus, em sua ignorância, além de matar seu próximo e cometer atrocidades, passou a adorar as criaturas de Deus no lugar do Deus Único, criador de todas as coisas, e assim, alguns homens por buscar Deus de uma forma ou de outra, até mesmo no pecado, sobretudo por ignorância (desconhecer o Deus único e Verdadeiro), começaram a cultuar e adorar as obras criadas por Deus como se fossem Deuses, acharam que o astro Sol, criado por Deus para iluminar a terra, era um deus, e então lhe ofereciam sacrifícios, matando inocentes, animais e crianças para lhe agradar, ou então, inventavam uma divindade qualquer, um determinado tipo de animal, como uma cobra, (também criatura feita por Deus), como se fosse um animal sagrado, um deus, ou uma pedra muito grande, tudo e qualquer coisa das coisas criadas por Deus para que o homem dela usufruísse era passível de virar um deus para o homem ignorante e bruto, principalmente no começo de sua caminhada.

Até mesmo alguns homens, se intitulavam o próprio Deus, como faraós do Egito antigo, ou imperadores romanos.  Porem esses “deuses”, sendo humanos morria. Se fossem seres inanimados como uma pedra, não falavam, não sentiam, se um animal morria e também nada falavam. O tal de deus Sol, não obstante todos os sacrifícios humanos e de animais feitos pelos homens, nascia e nasce até hoje todas as manhãs, obedecendo uma única Lei, a Lei de Deus que paira sobre todo o universo e todas as suas criaturas.

E o homem, em sua ânsia por poder de Deus na terra matava animais e criancinhas inocentes, dadas em sacrifício a um “deus” impiedoso e exigente, que exigia sempre mais de seus seguidores.

Então, o Deus pai Onipotente e criador de todo Universo, ouviu os gritos de milhares de criancinhas inocentes, mortas em nome de falsos deuses inventados por homens ignorantes ou apenas maus, que usavam esses deuses para explorar seu próximo. Deus viu toda essa maldade que reinava sobre a terra, e teve pena de sua criatura, e no meio dela procurou pessoas propicias a ouvir a sua palavra, escolhendo um Povo para instruir e dar – se a revelar, em principio o povo de Israel foi escolhido para ensinar e se revelar, e desse povo inicialmente escolhido, para todos os povos.

Deus não quis e não abandonou a sua Criatura a própria sorte, pois Deus é pura Misericórdia e amor, por isso Deus de tempos em tempos, fala ao homem através de seu espírito (consciência, sua mente) e lhe revela aos poucos a sua verdade conforme o entendimento do homem, tal como os Profetas citados na Bíblia e os homens escolhidos por Deus para serem seus instrumentos de ensinamento a todo Povo, sem esse entendimento dado por Deus, os homens se autodestroem e afastam – se dos desígnios de Deus, gerando a morte e destruição, pois como dito, sem Deus o homem se perde de si mesmo e se destrói.

Toda a história da criação do Universo, e caminhada do Povo de Deus ao longo dos tempos é relatada na Bíblia. A Bíblia é a segunda revelação de Deus aos homens, a primeira é a própria natureza criada.


Mas o que é a Bíblia?

A Bíblia é a segunda revelação de Deus aos homens, a primeira é a observação e contemplação do próprio Universo Criado, Lua, Sol, terra, plantas, animais e o ser humano em toda a sua complexidade. A obra prima de criação de Deus é o ser humano que deve ser respeitado e amado, donde vem o segundo maior mandamento de Deus dado aos homens: Amar a Deus sobre todas as coisas (primeiro mandamento) e ao próximo como a ti mesmo (segundo mandamento). Esses dois mandamentos foram sintetizados por Jesus, Filho de Deus e resumem os 10 mandamentos dado por Deus no Antigo Testamento, pois que se você os segue, certamente cumprirá todos os outros mandamentos de Deus descritos na Bíblia.

Bem, em sendo o mundo criado a primeira revelação de Deus ao homem, a segunda revelação é a palavra de Deus dada ao homem por revelação divina e recolhida em muitos escritos ao longo da caminhada do Povo de Deus, os quais foram reunidos em um só “livro”, que se dá o nome de Bíblia.

O significado da palavra Bíblia é:

“Uma palavra de origem Grega que significa “rolo” ou “livros”.
Para nós, Cristãos, as Escrituras Sagradas são o conjunto de livros, divinamente inspirados, a partir dos quais podemos entender melhor tanto o que Deus espera de nós quanto as maravilhas que Ele nos tem preparado.

2 Timóteo 3.16: Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.”
O Antigo Testamento foi quase inteiramente escrito em Hebraico e o Novo Testamento em Grego. Utilizou-se também a língua Aramaica para escrever alguns poucos trechos.

Consideramos a Bíblia Sagrada como sendo a vontade de Deus escrita para a humanidade. Independentemente de religião e da crença em Deus, podemos encontrar nos textos Bíblicos muitos ensinamentos que prezam por bons princípios e normas de moral.

2 Pedro 1.21: porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.”


Ou

Bíblia (do grego βίβλια, plural de βίβλιον, transl. bíblion, "rolo" ou "livro")[1][2] é o texto religioso de valor sagrado para o Cristianismo[3][4][5], em que a interpretação religiosa do motivo da existência do homem na Terra sob a perspectiva judaica  é narrada por humanos. É considerada pela Igreja como divinamente inspirada.[2]
Segundo a tradição aceita pela maioria dos cristãos, a Bíblia foi escrita por 40 autores, entre 1445 e 450 a.C. (livros do Antigo Testamento) e 45 e 90 d.C. (livros do Novo Testamento), totalizando um período de quase 1600 anos.[6] A maioria dos historiadores acreditam que a data dos primeiros escritos considerados sagrados é bem mais recente: por exemplo, enquanto a tradição cristã coloca Moisés como o autor dos primeiros cinco livros da Bíblia (Pentateuco), muitos estudiosos aceitam que foram compilados pela primeira vez apenas após o exílio babilônico, a partir de outros textos datados entre o décimo e o quarto século antes de cristo.[7] Muitos estudiosos também afirmam que ela foi escrita por dezenas de pessoas oriundas de diferentes regiões e nações.[8]
É o livro mais vendido de todos os tempos[12] com mais de 6 bilhões de cópias em todo o mundo, uma quantidade 7 vezes maior que o número de cópias do 2º colocado da Lista dos 21 Livros Mais Vendidos.


Assim, pacifico que a Bíblia e a junção de vários livros agrupados em um único livro, que foram escritos ao longo de muitos séculos por vários autores inspirados por Deus, para que o homem pudesse ao longo do tempo, pela leitura e entendimento dos fatos nela narrados por inspiração Divina ao homem desde a criação do Universo, da criação e povoação de toda a Terra pudesse entender como Deus se manifesta a sua criatura, como Deus guia e ensina a sua criatura de acordo com o seu entendimento a ser uma pessoa melhor, a aproximar – se e conhecer o Deus único e libertador.

Na Bíblia temos a história do nascimento e crescimento de todo o Povo de Deus existente em todo o mundo conhecido.

O Povo escolhido por Deus era um povinho (pequeno), rude, violento, ignorante e nômade, sequer escrita tinham, razão pela qual os primeiros livros da Bíblia foram passados oralmente de geração para geração e somente muitos anos depois foram escritos, formando vários livros, que depois foram reunidos e agrupados em um único livro, chamado Bíblia, o livro mais vendido do mundo e o único livro que a leitura fazemos em companhia do autor (Revelação de Deus ao homem em palavras humanas).

Na caminhada deste povo eleito por Deus, temos a história de Abraão, simbolicamente o Pai de muitas Nações, que por revelação de Deus inicia a história do Povo escolhido de Deus. Nessa caminhada do povo escolhido, Deus vai aos poucos ensinando ao Homem que o seu Deus é um Deus justo e misericordioso, que não aceita e não quer sacrifícios de nenhuma de suas criaturas, pois foi ele que criou todas elas, Ele condena o sacrifício de criancinhas feitas por muitas culturas, pois como dito, ele criou tudo que existe no céu e na terra, razão pela qual nenhum sacrifício de vida humana agrada a Deus (Não matarás). O único sacrifício que agrada a Deus é o sacrifício do nosso coração a Deus, amando – o e respeitando sobre todas as coisas, e amando o nosso irmão, o próximo, também criatura de Deus, pois se amamos e respeitamos a criatura de Deus, amamos a Deus também que é o seu criador, o Pai de todas as coisas.

A revelação de Deus a esse Povo escolhido dentre muitos por Deus, o mais pobre povo da época, escolhido por Deus, foi o qual Deus iniciou a sua revelação aos homens, se revelado pouco a pouco de acordo com a cultura e conhecimento  da época que tinham esse povo, na qual a vontade de Deus, a palavra de Deus se revelou inicialmente ao espírito desse povo.

No transcurso dessa revelação, esse povo lutou em meio a outros povos que sacrificavam criancinhas, esse povo simples, caiu e foi levantado por Deus varias vezes pelos profetas, também escolhidos por Deus para revelar – se aos homens e conduzir os homens, razão pela qual, especialmente no Antigo Testamento, primeira grande subdivisão da Bíblia, a história da caminhada desse povo é uma história de lutas, batalhas sangrentas, ganhos e perdas, e até escravidão.

Mas esse Povo foi conduzido e ensinado por Deus por revelação a uns poucos que lideravam e conduziam este povo, preparado – o para libertação definitiva, passando Leis de acordo com época e entendimento do povo da época até a vinda do Messias, o Filho de Deus encarnado homem, que é descrito no Novo Testamento, o Cristo, que veio para aperfeiçoar e dar cumprimento as leis do antigo testamento, encerrando de uma vez por todas qualquer sacrifício, mesmo o de animais, pelo exemplo de sacrifício único do Filho de Deus, proibindo definitivamente todo e qualquer sacrifício humano e ou de qualquer animal a Deus.

Assim, temos na Bíblia o antigo testamento, história da caminhada e preparação do Povo de Deus para receber e conhecer o Filho de Deus encarnado homem, que vem para aperfeiçoar a lei do antigo testamento e dos Profetas do antigo testamento.

A história do Messias que veio cumprir as profecias do antigo testamento é contada no Novo Testamento, que trata especificamente do nascimento de Jesus, em cumprimento e aperfeiçoamento de toda Lei do antigo testamento, para resgatar definitivamente o homem do pecado, o Filho de Deus cumpre a vontade do Pai até o fim por amor ao homem, para que conheça a vontade de seu Pai, Jesus, Filho de Deus, se fez homem e habitou entre nós, a palavra se fez carne.

Jesus, para facilitar ao homem o entendimento da Lei de seu Pai, sintetizou em dois os 10 mandamentos do antigo testamento, quais sejam: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Se o homem conseguir cumprir esses dois mandamentos, cumprirá a todos os outros 8 mandamentos de Deus Pai, revelados no Antigo Testamento.

Jesus ensinou uma nova ordem de amor e misericórdia ao homem, Jesus chamou e ensinou diretamente seus discípulos e discípulas para continuar a sua Missão de ensinamentos das coisas de seu Pai a toda a humanidade, tornando todos filhos de Deus através de Jesus e daquele que aceite os seus ensinamentos e ou viva o seu amor, mesmo que não conheça Jesus, Deus se deu e se dá a conhecer ao homem através de seu Filho amado, o que podemos aprender pelos 4 grandes Evangelhos do Novo Testamento ( Mateus, Marcos, Lucas e São João).

Entretanto, os homens de poder e ditos religiosos da época que dominavam o Povo então escolhido, não quis aceitar esse Jesus misericordioso, esse Jesus para todo homem de bom coração, esse Jesus revolucionário, que aperfeiçoou a Lei dos Profetas do antigo testamento, esse Jesus que convidada todos a segui – lo, independente de raça, credo, sexo, cor, etnia, esse Jesus que acolhe mulheres, crianças e chama pecadores a conversão, esse Jesus amor, razão pela qual, parte do próprio povo inicialmente escolhido por Deus revelou – se contra o Filho de Deus, e visando manter – se no poder, tramaram a morte de Jesus na Cruz, morte de Cruz.

Parte do povo inicialmente escolhido por Deus matou Jesus, uma parte pequena, ambiciosa, mais especificamente os poderosos da época que detinham o poder e exploravam o povo em nome de Deus, mataram Jesus, e outra parte desse mesmo povo escolhido, a maior parte, aceitou Jesus, vive Jesus, presenciou a Ressurreição de Jesus, e cumpriu o mandamento de Jesus, amou a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo, levando Jesus para toda parte do mundo, ensinando e pregando o seu ensinamento, foram os primeiros discípulos e discípulas seguidores de Cristo.


Mais novamente não foi fácil, mas Jesus nunca disse e ou prometeu que seria fácil, mas prometeu que caminharia com seu Povo até os fins dos tempos e caminha até hoje.

Nessa caminhada, depois da morte de Cristo, houve perseguição dos Cristãos, houve morte, houve vida, houve milagres e revelações, pois muitos não querem crer em Deus e ou em seu Filho, querem perpetrar o pecado daqueles que representam o primeiro homem e a primeira mulher, Adão e Eva, ou seja, querem viver sem Deus, querem ser Deus, mas não podem nem uma coisa nem outra.

Quase toda a história da criação do Universo e criação do homem está escrita em linguagem figurada e simbólica na Bíblia, uma linguagem de mistério, o mistério de  Deus, que foi se revelando na caminhada do Povo de Deus, desde Abraão até Jesus Cristo, a palavra de Deus encarnada, que se fez homem, humano e divino, Filho do próprio Deus, na terra, para que o homem pudesse caminhar até seu Pai.

Entender a Bíblia não é fácil, por isso o homem, inspirado por Jesus Cristo e o Espírito Santo (Pentecoste) criou a Igreja e pessoas foram escolhidas e são escolhidas por Deus até hoje para ajudar o homem a conhecer a Deus e seu Filho Jesus através da leitura e entendimento da Bíblia, palavra de Deus revelada ao homem, junto a todo o Povo de Deus, por Cristo, disperso pelo mundo a fora, onde quer que cheque a palavra de Deus e um discípulo seu para ensinar, que pode ser um padre, um religioso, um leigo, uma catequista, enfim, um Cristão, porque Deus caminha com seu povo e sua Igreja (todo o povo de Deus) até hoje, onde quer que ele se encontre e ainda nos deu a sua palavra escrita em linguagem humana, para que o homem o conheça de acordo com seu entendimento, a Bíblia, palavra de Deus revelada ao homem.


Assim, como Deus é amor, verdade e Justiça, penso que levar a conhecer a sua palavra revelada na caminhada de seu Povo  e narrada na Bíblia, é um ato de amor, e deve ser feito o mais próximo possível da verdade,  de forma simples e direta ao coração, pois as informações que nossas crianças tem acesso hoje em dia, não cabe mais dizer, fazer decorar textos e mandamentos que não lhe falem diretamente ao coração pelo entendimento da palavra de Deus.

Paralelo ao ensinamento da Bíblia enquanto palavra de Deus revelada ao homem, deve o catequizando ser introduzido nos mistérios da Igreja Cristã, incentivando – o a participar das Missas, e sobretudo, nunca esquecer de ensinar de forma prática as partes da missa, o significado espiritual de participar da Santa Missa aos Domingos, o dia do Senhor, pois se Deus criou o mundo em “7” dias, porque não podemos reservar umas horas do domingo para agradecer e louvar a Deus?


Frases de pessoas famosas sobre a Bíblia:

"Há mais indícios seguros de autenticidade na Bíblia do que em qualquer história profana." (Isaac Newton).

"É impossível escravizar mental ou socialmente um povo que lê a Bíblia. Os princípios são os fundamentos da liberdade humana." (Dorace Greeley).

"A Bíblia não é um livro qualquer, mas sim uma Criatura Viva, com um poder que conquista tudo que se opõe a ela." (Napoleão Bonaparte).

"É impossível governar perfeitamente o mundo, sem Deus e sem a Bíblia." 
(George Washington)

"Uma pessoa que se privou do conhecimento da Bíblia privou-se da melhor coisa que existe no Mundo." (Woodrow Wilson).











Nenhum comentário:

Postar um comentário