A Paz do Senhor esteja contigo.

A Paz do Senhor esteja contigo

Disse Jesus: Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estarei presente.

Seja bem vind@.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

"Não é possível diminuir a pobreza-miséria sem substituir as estruturas de pecado por estruturas de amor" - Paul Wess


Entrevista com Paul Wess sobre o livro. DEUS, Cristo e os Pobres. Libertação e Salvação na Fé à Luz da Bíblia.Extraído do site da Cebi:http://www.cebi.org.br/noticia​.php?secaoId=5&noticiaId=2219

O conflito desencadeado pela crítica que Clodovis Boff fez à Teologia da Libertação é motivação inicial, dentre outras que levaram o Teólogo Doutor, Professor e Padre Paul Wess a escrever um livro sobre a Teologia da Libertação na América Latina. Em sua entrevista o Doutor tenta responder o embate doutrinário entre a Teologia da Libertação e o Vaticano, apontando uma terceira posição diferente de ambas.

Destaco na entrevista, a posição do teólogo de que o individuo rico ou pobre, a sua salvação advirá da conversão pessoal independente da condição social, sem violência e sem imposição de uma opinião e sociedade estruturadamente injusta ao outro, pois isto já é injustiça e não raro, muitos pobres quando no poder mudam a posição pessoal de explorado para explorador, donde se conclui que a salvação é conversão pessoal independente da condição econômica e sobretudo uma opção radical pelo amor, por Cristo e pela prática/busca constante da Justiça e isto implica substituir estruturas de pecado por estruturas de amor em toda e qualquer situação que viva o fiel, razão máxime da necessidade de uma forte e autentica conversão pessoal. Confira no site da CEBI citado inicialmente a reportagem na integra e o interessante tema objeto do livro que aborda a Teologia da Libertação na América Latina, extraída do site da CEBI – por Adital – Notícias da América Latina e Caribe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário