A Paz do Senhor esteja contigo.

A Paz do Senhor esteja contigo

Disse Jesus: Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estarei presente.

Seja bem vind@.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Não esqueçam do Natal...



O que é o Natal?

O que significa o Presépio de Natal?

O verdadeiro significado do Natal perdeu – se há muitos, muitos anos atrás, perdeu – se nas prateleiras dos Shoppings Center, perdeu – se no “Papai Noel”, vendido pela mídia do mundo, então alguns perguntam, o que é Natal? Aos que perguntam resta uma esperança, pois a semente do amor de Cristo está de alguma forma plantada em seu coração, ainda que seja na forma de inconformismo ou ignorância, tipo; “ O que é isso? Que tal de amor é esse? Onde está este Deus pobre que dizem nasceu em uma manjedoura, só vejo Natal pra ricos? Papai Noel de shoppings e ou lojas comerciais mediante pagamento, lugares onde crianças de ruas não podem entrar, que é Natal?

Há os que sabem e fingem que não sabem, perdidos em compras e mais compras, deixando um pesar nos olhos de Cristo, o aniversariante... Por que? Você não sabe? Rs. digamos que nem eu, rs.
Há os que sabem e dizem o que sabem, mas ninguém quer ouvir, ou melhor, fingem que não entendem e ou pior não podem fazer nada... Quem pode? Sim Deus pode tudo, mas quis precisar de nós, para que fossemos um em Cristo, então... cadê a nossa parte???

Mais o que é Natal?

Deixamos de delongas, Natal é o dia em que se relembra o nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus, que se fez humano, o verbo encarnado, para que o mundo soubesse o que é amor do Deus Pai, criador do Universo, do filho nascido numa manjedoura pobre para dizer que o Pai é para todos e não apenas para alguns.

Então natal é dia mundial do amor e solidariedade, dia de paz no coração pela singela e pura lembrança que Deus esteve entre nós como homem apenas para nos ensinar a amar. Não é dia de compras em Shoppings e grandes magazines e nem dia de grandes compras em “camelos”, é o dia mundial de solidariedade e amor entre familiares, irmãos, amigos e não amigos, bons e maus, ricos e pobres, relembrados pelo nascimento do Filho de Deus entre os homens, por amor aos homens.

Natal sem o aniversariante, ou seja, sem amor, sem solidariedade na família e com o próximo, Natal sem Deus, é tudo, menos Natal, ou seja, não é nada, é festa pagã.

Assim, forçoso concluir que Natal, no seu verdadeiro sentido, festa de comemoração do nascimento do Filho de Deus no mundo, para nos dizer o que é amor, é um estado de espírito que independe de compras, presentes, festa e comida farta, é um puro Estado de Espírito Feliz tão somente por relembrar o nascimento do Filho de Deus em meio a nós, e tal lembrança é tão feliz, que todo resto é puro acessório, não raro totalmente desnecessário.

Feliz Natal a todos os homens e mulheres que amam de verdade seu próximo e por conseguinte, nosso Deus e seu Filho, cujo nascimento humano convencíamos no dia 25 de dezembro, para lembrar e nunca esquecer, que o Filho de Deus esteve entre nós, em carne e osso, cujo espírito ainda paira sobre todos.

P.S. O Presépio de Natal foi criado por São Francisco de Assis, para que todos pudessem sentir a pureza, o amor a toda humanidade indistintamente, através da fragilidade do filho de Deus que se fez indefeso como um Bebê humano para nos ensinar que: tão grande e belo é o amor de Deus aos homens. Por isso Jesus Cristo nos disse, quem quiser ser salvo, deve renascer como uma criança, mesmo que biologicamente seja, digamos, em palavras humanas “velho”, pois o espírito do homem em Deus é semelhante ao espírito de Deus, sempre novo e infinito.

O homem renascido em Cristo, nunca envelhece, é eterno como o Pai.
Que neste Natal, possamos renascer em Cristo Deus, um novo e melhor ser humano.


Pax a todos.

Mônica Moreira Fonseca.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O carisma de São Francisco de Assis



Inicialmente São Francisco de Assis, em fervorosa oração, pois sua alma estava em prantos de busca, ouviu a voz de Deus lhe dizer: “Francisco, restaura minha casa que desmorona, então, Francisco pensou que deveria reconstruir a Igrejinha destruída de São Damião, depois, compreendeu que sua missão era muito maior...Não era a Igreja material, de pedra, que deveria restaurar, mas a Igreja Espiritual de Cristo na terra.

A vida, o amor ao corpo místico de Cristo e por conseguinte ao próximo, dedicação e desprendimento material de São Francisco de Assis, inspiraram e continuam a inspirar milhares de religiosos e leigos no mundo todo.

No Brasil, o carisma de São Francisco de Assis inspirou e levou o Padre Roberto José Lettieri, antes mesmo de ser padre, ainda quando seminarista, juntamente com mais três jovens que partilhavam o mesmo carisma, a cuidar dos excluídos moradores de rua, pobres, doentes e abandonados pela própria família e pela sociedade, carisma este que culminou com a fundação da Fraternidade de Aliança Toca de Assis, na cidade de Campinas/SP, no ano de 1994, a primeira casa das muitas que viriam a ser abertas, como no milagre da multiplicação dos pães, por milagre da multiplicação do amor e dedicação de muitos jovens, hoje espalhados pelo Brasil inteiro e no exterior, confira no site: www.tocadeassis.org.br

Mônica Moreira Fonseca

domingo, 20 de dezembro de 2009

A construção Comunitária do BLOG

Esta participação no BLOG "Carismas" se insere na acolhida de sua criadora à proposta feita pelo Projeto "Igreja em Rede" e, especialmente, pelo curso "A WEB e a Evangelização". Tal proposta consiste na utilização da principal característica da WEB 2.0 que é a produção colaborativa. Assim este blog difere de tantos outros justamente por sua construção ser obra de muitas mãos e corações. Por isso, a Mônica convidou pessoas para colaborarem em sua edição.

Este Blog nasceu com uma vocação eclesial, isto é comunitária.Seu próprio nome: Carismas, no plural, revela a beleza da diversidade da nossa Igreja na qual o que importa é a particularidade de cada dom colocado à serviço dos irmãos e irmãs. A vocação da Igreja é comunitária, por isso não deve existir cristão isolado.


Oxalá este blog possa se construir com a colaboração de muitas pessoas que compartilham do mesmo sonho da Mônica.
Pedro Rigolo Filho

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Uma Igreja Rica em Carismas

Este é um Blog de orientação Católica Apostólica Romana – Rito Latino, destinado a divulgação, informação e aprendizado colaborativo sobre os diversos “Carismas” existentes dentro da Igreja Católica. Uma Igreja Rica em carismas que incorpora a diversidade dos “diferentes” (dons do Espírito) dentro de uma única Igreja.

Dentre esse imenso e rico universo de carismas distribuídos pelo Espírito, que paria sobre o mundo desde sua criação (Gn 1,1-2) e distribuído livremente ao homem, criatura de Deus; ao homem que busca Deus; ao homem que vive Deus, podemos citar como exemplo, os Carismas do Movimento da Renovação Carismática no Brasil e entidades formadas para difusão do Espírito Santo (Pantokrator, Canção Nova), Toca de Assis (carisma de São Francisco de Assis), Padres Beneditinos (carisma de São Bento), Movimento Mariano, carismas das Pastorais Carcerárias, de Crisma, de Comunicação, de Catequese, de Tecnologia de Informação e Comunicação Social – através da Igreja em Rede – “Web e a Evangelização”, serviços de diáconos, Presbíteros, seminaristas, serviço de coroinha e a todos os serviços de bases formados pelas comunidades de cada paróquia, imbuída em colocar o seu “dom” (carisma) pessoal a serviço da comunidade, em nome de Cristo.

Nesse contexto, tão vasto e inesgotável os Dons do Espírito Santo, distribuídos em “carismas” dentro da Igreja Católica que não pretendemos e nem poderíamos ter a pretensão de esgotá – lo neste Blog, posto que o Espírito Santo é Infinito, portanto, infinito são seus dons, mas contamos com a colaboração de todo homem de boa vontade para difundi – e torna – lo conhecido e acessível via Web nos quatro cantos do mundo.

Mas o que é Carisma?

Dicionário brasileiro: “É sinônimo de Dom de Graça Divina, faculdade sobrenatural”. (Dicionário da Língua Portuguesa, Editora Jacomo Ltda, Professor Antonio Carlos Barbosa).

Compêndio do Catecismo da Igreja Católica: O que são os Carisma?
160. “Os carismas são dons especiais do Espírito Santo concedidos a cada um para o bem dos homens, para as necessidades do mundo e em particular para a edificação da Igreja, a cujo Magistério cabe discerni-los.”

Dicionário de Teologia: “graça” ou “dom” é um dom concedido por Deus aos homens. É uma manifestação do Espírito concedida não apenas em proveito do indivíduo, mas para utilidade de toda Igreja. São Paulo enumera vários carismas, incluindo o dom das curas, a profecia, o dom de falar em línguas e o dom de interpretar (1Cor 12, 4-6). Era a expressão que definia os serviços das comunidades de base da Igreja primitiva. Os carismáticos foram de grande importância, particularmente nos primórdios do cristianismo porque fortaleceram a vida interna da Igreja, que corria perigo pelo número pequeno de cristãos e por causa das perseguições. Constituíram – se em grande força de atração para os de fora, que viam nos carismas uma inegáveis confirmação divina do Cristianismo. Não pertencem, entretanto, à essência da Igreja. Está foi construída institucionalmente sobre os apóstolos e sua missão. Hans Kung, teólogo suíço, citado por Hoonaer (1986), explica que: “ carisma é a vocação que Deus dirige a cada um para um determinado serviço na comunidade, tornando – o simultaneamente apto para este mesmo serviço”. Hoonaert continua afirmando que : “Os Carismas eram os mais diversos, carismas de ajuda fraterna, de assistência aos doentes, de ajuda financeira aos pobres, de diaconia das mesas, mas sobretudo de serviço à palavra de Deus e sua pregação pelos apóstolos, profetas, doutores, bispos, presbíteros, diáconos.” O carisma é conferido pelo Espírito Santo e discernido pela Igreja, para que o crente desempenhe um serviço especial no amor ao próximo. Pode haver efusão de carismas que beneficia a todos os cristãos ( At 19,6; 1Cor 11, 4-5; 14,,26.29-33.37). Ninguém detém a totalidade dos carismas, exceto a totalidade do Povo de Deus.
(Dicionário Informativo Bíblico, Teológico e Litúrgico com aplicações práticas. Editora Átomo, José Antonio Jorge – diácono - ).

Finalizo esse tópico com os dizeres de São Paulo em 1 Cor 12, 4-11:

“Existem dons diferentes, mas o Espírito é o mesmo; diferentes serviços, mas o Senhor é o mesmo; diferentes modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos.
“Cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para a Utilidade de todos. A um, o Espírito dá a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de ciência segundo o mesmo Espírito; a outro, o mesmo Espírito dá a fé; a outro ainda, o único e mesmo espírito concede o dom das curas; a outro a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, o dom de falar em línguas; a outro ainda, o dom de as interpretar. Mas é o único e mesmo Espírito quem realiza tudo isso, distribuindo os seus dons a cada um, conforme ele quer”.

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral – Editora Paulus.

Monica Moreira