A Paz do Senhor esteja contigo.

A Paz do Senhor esteja contigo

Disse Jesus: Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estarei presente.

Seja bem vind@.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Saudade do Céu? É possível? Ficha 11 – Vocação Universal da Santidade...





Sim, é possível sentir saudades do céu. Porque o homem nasce com a marca de Deus no coração e não descansa na busca incansável do céu, o céu de seu espirito infinito, cujo corpo nasce e vive aqui, mais o espirito almeja o céu..."O céu" de Deus, seu Pai, seu criador, pátria da Igreja, pátria dos Santos, o Reino perfeito, que todo o Povo de Deus sente sente saudades, por isso fez e continua a fazer a sua caminhada na história da humanidade.

Confira na Ficha 11 - no AVF, "A Vocação Universal da Santidade da Igreja", no link:

Ficha 11 – Vocação Universal da Santidade da Igreja e Índole Escatológica da Igreja (LG 4)

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Sobre o conhecimento...


Dizia Pascal: Que "sendo todas as coisas ajudadas e ajudantes, causadas e causadoras, estando tudo unido por uma ligação natural e insensível, acho impossível conhecer as partes sem conhecer o todo, e impossível conhecer o todo sem conhecer cada uma das partes". (Pascal).

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Santa Missa da Noite de Natal - 2011





A Homília do Santo Padre.


Na noite de Natal o papa lembrou ao mundo o mal do consumismo exacerbado em detrimento de toda a humanidade frente a humanidade e simplicidade do menino Jesus, afirmando textualmente que é preciso afastar o brilho ofuscante do comércio no Natal para encontrar o menino Deus na simplicidade do estábulo em que veio ao mundo para o mundo:


"Hoje, o Natal tornou-se uma festa dos negócios, cujo fulgor ofuscante esconde o mistério da humildade de Deus, que nos convida à humildade e à simplicidade. Peçamos ao Senhor que nos ajude a alongar o olhar para além das fachadas lampejantes deste tempo a fim de podermos encontrar o menino no estábulo de Belém e, assim, descobrimos a autêntica alegria e a verdadeira luz."


Lembrou também que Deus é para além da razão humana, de todo e qualquer intelecto humano, que não pode explicar Deus assim como não pode explicar todo o Cosmo, afirmando que é preciso humildade de coração e postura simples diante do mistério de Deus encarnado homem, dobrar -se do alto de sua arrogância, do alto de toda sua razão para curvar  - se e encontrar Deus, na simplicidade do menino Jesus, frágil, humano e Santo, Santo dos Santos:


"Quem deseja entrar no lugar do nascimento de Jesus deve inclinar-se. Parece-me que nisto se encerra uma verdade mais profunda, pela qual nos queremos deixar tocar nesta noite santa: se quisermos encontrar Deus manifestado como menino, então devemos descer do cavalo da nossa razão «iluminada». Devemos depor as nossas falsas certezas, a nossa soberba intelectual, que nos impede de perceber a proximidade de Deus. Devemos seguir o caminho interior de São Francisco: o caminho rumo àquela extrema simplicidade exterior e interior que torna o coração capaz de ver. Devemos inclinar-nos, caminhar espiritualmente por assim dizer a pé, para podermos entrar pelo portal da fé e encontrar o Deus que é diverso dos nossos preconceitos e das nossas opiniões: o Deus que Se esconde na humildade dum menino acabado de nascer." 

A Santa Missa da Noite e Natal foi marcada ainda por breves momentos de silêncio do Santo Padre, lembrando ao mundo e especialmente a América Latina que o silêncio também é uma profunda oração e contemplação de Deus, confira abaixo o vídeo da Santa Missa de Natal, extraído do site do vaticano.


Vídeo da Missa do Galo:

http://player.rv.va/vaticanplayer.asp?language=it&tic=VA_ZIZD6TWI

Homilia do Santo Padre na Noite de Natal:

http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/homilies/2011/documents/hf_ben-xvi_hom_20111224_christmas_po.html

domingo, 25 de dezembro de 2011

O Reino de Deus é das Crianças...


Então é Natal...

Natal com as crianças do Senhor. E Deus se fez menino e habitou entre nós. Fotos de carreata do Papai Noel e moradores de Hortolândia/SP, organizada entre amigos de bairros, distribuindo balas a crianças em 24 de dezembro de 2011.


Venham, Venham todos, nasceu o Salvador, o menino Deus. Venham as crianças, porque delas é o Reino do Céu e todo aquele que crê em Jesus ira renascer como uma criança.  Disse Jesus:


 “Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Perguntou – lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo já velho?
Poderá entrar segunda vez no seio de sua mãe e nascer? Respondeu – lhe Jesus:
Em verdade, em verdade, te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne é carne, o que nasceu do Espírito é espírito. Não te admires de eu haver dito: Vós deveis nascer de novo. João 3,3-7.

















quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

“Meu coração inquieto não descansará enquanto não repousar em ti”. Santo Agostinho.



O texto abaixo nos faz refletir no desejo utópico do homem de querer o infinito e só encontrar finitos, inclusive ele próprio na sua natureza material conhecida. Mas o pensar e o muito amar levam o ser humano ao desejo do infinito, do sonho, do impossível, do improvável e então, a angustia de sua limitação, descansa em Deus, onde tudo é infinito, belo e possível.

“Como se coloca o problema de Deus hoje” de Leonardo Boff

http://leonardoboff.wordpress.com/2011/12/20/como-se-coloca-o-problema-de-deus-hoje/

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Então é Natal...IV Domingo do Advento

"A esperança vem de onde menos se espera"


"...Convém notar que o messias não veio como um forte guerreiro, como autoridade sacerdotal ou como um grande legislador, tal como alguns grupos de judeus esperavam. Ao contrário, da mesma forma como sua mãe que vive no meio do povo pobre, sua vida revelou que o Reino de Deus está presente especialmente lá onde todas as pessoas podem circular, isto é, nos caminhos dos campos, nas casas, nas ruas da periferia. Estes são os espaços sagrados preferidos na prática de Jesus e não o templo legalista, cujas autoridades, decidiriam mais tarde a sua morte. Aliás, segundo a comunidade de Mateus, já queriam eliminá-lo quando ainda era um menino (Mateus 2,1-12)."

Então é Natal, diz a música, e o que você fez?

O texto no link abaixo nos ajuda a refletir sobre o significado do Natal aos homens, na esperança daquele que nasceu pobre, numa humilde manjedoura para trazer Luz e Esperança a toda a humanidade, confira o texto na integra publicado no site da CEBI: " Faça-se em mim segundo a tua palavra - IV Domingo do Advento "

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O que e quem são os leigos para a Igreja? AVF - Ficha 10: Uma Igreja Ministerial (3ª LG)





Os leigos na Igreja são como o Espirito Santo voam por todo canto do mundo, fazendo a história da Igreja.
Confira no documento LG a definição de Leigos na Igreja, no link abaixo:

Ficha 10: Uma Igreja Ministerial (3ª LG)

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Povo de Deus (2ª LG) - Ficha 9 (AVF)



A busca do resgate e união de todo o “Povo de Deus” disperso pelo mundo, Pós Concilio Vaticano II, de Abraão até os fins dos tempos, Cristo busca e reúne seu Povo, o “Povo de Deus”, um novo velho conceito, em Cristo aberto a toda humanidade:

“Este novo Povo de Deus não está restrito aos fiéis católicos, mas se estende para os irmãos cristãos não católicos, os quais veneram a Sagrada Escritura como norma de fé e de vida, e manifestam sincero zelo religioso; e se estende também aos não cristãos que, embora não tenham recebido ainda o Evangelho, estão destinados, a fazer parte do Povo de Deus que se revela a toda humanidade de modos e formas diversas, os quais não nos é lícito questionar, mas sim aceitar e acolher, buscando a unidade na diversidade destas manifestações (LG14,15 e 16).”
Constituição Dogmática LUMEN GENTIUM - Sobre a Igreja - A Luz dos Povos, a Luz das gentes. Confira na integra o estudo resumido sobre o documento no site:  Ficha 9: O Povo de Deus (2ª LG)