A Paz do Senhor esteja contigo.

A Paz do Senhor esteja contigo

Disse Jesus: Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estarei presente.

Seja bem vind@.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

"Culto agradável a Deus" - Romanos 12, 1-2: Ficha 3 – (1ª) Constituição S.C. – A Sagrada Liturgia

Nesta ficha de estudo resumida procuramos aprender um pouco mais sobre o Vaticano II e a Reforma da Liturgia, com destaque especial a busca da inculturação na Igreja Missionária de Cristo, retomada de uma liturgia centrada na Fé em Jesus Cristo, Senhor da História, e a participação e dialogo com a Assembléia (Povo de Deus) na missa, através dos cantos, salmos, orações, sacramentos e palavra de Deus proclamada.

Devido a falta de padres no Brasil e da necessidade vital de celebrar a palavra de Deus em todos os lugares, o concilio deu abertura para que nas comunidades onde não haja padres ou poucos padres, os fiéis reunidos no Domingo, dia do Senhor, celebrem a Palavra de Deus através dos Ministros leigos da Palavra, prática essa muito bem aceita principalmente nas comunidades de base (CEB's) e pequenas comunidades, com participação muito ativa das mulheres. Tudo isso sem perder a sacralidade, beleza e Espiritualidade Cristã na Igreja Católica Apostólica Romana.

* Inculturação:

"A inculturação é a introdução de uma cultura ou aspectos culturais de um determinado povo à uma outra cultura. A palavra “inculturação” tornou-se importante na Igreja para expressar a presença renovada da Igreja missionária: o Evangelho é anunciado para se tornar um princípio que anima, guia e unifica as culturas, transformando-as e renovando-as a partir de seu interior até produzir uma nova criação. "

Confira o texto na integra:
Ficha 3 – (1ª) Constituição S.C. – A Sagrada Liturgia

Nenhum comentário:

Postar um comentário