A Paz do Senhor esteja contigo.

A Paz do Senhor esteja contigo

Disse Jesus: Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estarei presente.

Seja bem vind@.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Anjos e Arcanjos a Serviço de Deus. Quem como Deus? São Miguel Arcanjo.

No mês de setembro, dia 29, se comemora na Igreja o dia do Arcanjo São Miguel, no mesmo dia do mês de setembro se comemora também os Arcanjos do Senhor, que são três, São Rafael, São Gabriel e São Miguel.

E o que são anjos e arcanjos?

Anjos são anunciadores de fatos menores, são chamados simplesmente anjos. Os que anunciam fatos maiores são chamados Arcanjos.

Foi por isso que à Virgem Maria não foi enviado um anjo qualquer, mais o Arcanjo Gabriel, para fazer o grande anuncio, a vinda do Senhor. E de acordo com a missão e notícia dada aos Anjos decorrem sua graduação em Anjos ou Arcanjos, principados, virtudes, potestades, dominações, tronos, querubins e serafins.

São Miguel Arcanjo significa: “Quem como Deus? Relacionado ao Combate e momentos de grande tribulação, e é o grande defensor das causas de Deus e portanto, de Deus.

São Grabriel: Força de Deus. É o anunciador da vinda do Senhor a Maria sua mãe, portanto, pode ser invocado nos momentos em que necessitamos da força de Deus em nossas vidas, bem como para fazer escolhas corretas.

São Rafael: Deus que cura. Relacionado à cura de doenças e ou descobertas de remédios.

Os Anjos são santos espíritos da pátria Celeste, a serviço de Deus, emissários de Deus aos homens na terra, por isso são os que mais perto estão do homem na terra. Para cada homem, Deus designou um anjo protetor e guardador, o anjo da guarda que acompanha o homem desde sua concepção até sua morte material, é chamado anjos da guarda, anjo este que quando estamos em sintonia com Deus, nos “diz” (anunciam) qual caminho devemos tomar para estar sempre e cada vez mais perto de Deus e não nos perdermos da graça de Deus. Por isso se diz de forma genérica que: Os “Anjos são os mensageiros de Deus” aos homens.

Os Anjos na Bíblia e na vida de Jesus

Os Anjos sempre estiveram presentes nos momentos marcantes da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo e estão presentes desde a criação do mundo, confira  as passagens bíblicas abaixo destacadas entre tantas:

“Seguram a mão de Abrão para não imolar Isaac” (Gen.22,11);
A Lei é comunicada a Moisés e ao povo por ministérios deles (At 7,53);
São eles que assistem os Profetas (1 Rs 19,5).

Na vida de Jesus, eles estão presentes em todos os momentos marcantes do anuncio e vida de Jesus, confira:

Anuncio a Maria, Arcanjo São Gabriel (Lucas 1, 26-28)
Quando Deus introduziu seu filho no mundo, ordenou que todos os anjos de Deus o adorassem (Hb 1,6);
São eles que protegem Jesus na infância ( Mt 1,20; 2,13.19);
Servem Jesus no deserto (Mc 1,12);
O reconfortam na agonia mortal (Lc 22,43); e eles poderiam salvar Jesus das mãos dos malfeitores se assim Jesus o quisesse (Mt 26, 53).

Na ressurreição de Cristo, o Anjo do Senhor aparece às mulheres e lhes diz: “ Não fiquem assustadas. Vocês estão procurando Jesus de Nazaré, que foi crucificado? Ele ressuscitou! Não está aqui! Vejam o lugar onde o puseram. Agora vocês  devem ir  e dizer aos discípulos dele e a Pedro que ele (Jesus) vai para a Galiléia na frente de vocês. Lá vocês o verão, como ele disse.”
(Marcos, 16, 6-7)

Assim, lembremos e invoquemos neste mês de setembro a proteção dos Santos Anjos do Senhor pela singela oração apresentada pela Igreja:

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou à piedade divina, sempre me rege, guarda e me ilumina. 
Amém.

Oração do Anjo da Paz

Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo – vos. Peço perdão para os que não crêem não adoram, não esperam e não Vos amam. 
Amém.

São Miguel Arcanjo, valei - nos no combate pela Fé e amor de Deus. 
Amém.

Bibliografia:
Devocionário a São Miguel Arcanjo – Editora Canção Nova
Bíblia Sagrada, Edição Patoral – Paulus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário