Confira o trabalho do Laicato em prol de um mundo mais justo através da atuação em diversas áreas do mundo secular, marcando a presença de Cristo pela conscientização da cidadania do povo em todos os lugares e setores em defesa de todos e para todos. Confira clicando no texto a seguir:
Blog de orientação Católica Apostólica Romana – Rito Latino, destinado a divulgação, informação e aprendizado colaborativo sobre os diversos “Carismas” existentes dentro da Igreja Católica. Com enfoque especial na Renovação e mudança das Igrejas Cristãs no despertar desse novo milênio, sem perder de vista a riqueza da Igreja tradicional. Uma Igreja rica em carismas que incorpora a diversidade de diferentes dons do Espírito Santo junto a todo o Povo de Deus disperso no mundo. Seja Bem vind@!
A Paz do Senhor esteja contigo.
A Paz do Senhor esteja contigo
Disse Jesus: Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estarei presente.
Seja bem vind@.
Disse Jesus: Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estarei presente.
Seja bem vind@.
sábado, 24 de setembro de 2011
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Há Primavera também na Bíblia!
A Primavera dos Espíritos do homem na Bíblia cantada na
natureza, vejam que belo poema e que ensinamento nas coisas
mais pequenas e humildes.
Boa leitura, excelente final de semana a todos.
Confiram no site abaixo o texto poema de amor a vida e a sabedoria dos pequenos gestos que manifestam
a vida, vida em abundância dada Pelo Nosso Senhor a quem quiser beber dessa água viva de vida plena:
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Anjos e Arcanjos a Serviço de Deus. Quem como Deus? São Miguel Arcanjo.
No mês de setembro, dia 29, se comemora na Igreja o dia do Arcanjo São Miguel, no mesmo dia do mês de setembro se comemora também os Arcanjos do Senhor, que são três, São Rafael, São Gabriel e São Miguel.
E o que são anjos e arcanjos?
Anjos são anunciadores de fatos menores, são chamados simplesmente anjos. Os que anunciam fatos maiores são chamados Arcanjos.
Foi por isso que à Virgem Maria não foi enviado um anjo qualquer, mais o Arcanjo Gabriel, para fazer o grande anuncio, a vinda do Senhor. E de acordo com a missão e notícia dada aos Anjos decorrem sua graduação em Anjos ou Arcanjos, principados, virtudes, potestades, dominações, tronos, querubins e serafins.
São Miguel Arcanjo significa: “Quem como Deus? Relacionado ao Combate e momentos de grande tribulação, e é o grande defensor das causas de Deus e portanto, de Deus.
São Grabriel: Força de Deus. É o anunciador da vinda do Senhor a Maria sua mãe, portanto, pode ser invocado nos momentos em que necessitamos da força de Deus em nossas vidas, bem como para fazer escolhas corretas.
São Rafael: Deus que cura. Relacionado à cura de doenças e ou descobertas de remédios.
Os Anjos são santos espíritos da pátria Celeste, a serviço de Deus, emissários de Deus aos homens na terra, por isso são os que mais perto estão do homem na terra. Para cada homem, Deus designou um anjo protetor e guardador, o anjo da guarda que acompanha o homem desde sua concepção até sua morte material, é chamado anjos da guarda, anjo este que quando estamos em sintonia com Deus, nos “diz” (anunciam) qual caminho devemos tomar para estar sempre e cada vez mais perto de Deus e não nos perdermos da graça de Deus. Por isso se diz de forma genérica que: Os “Anjos são os mensageiros de Deus” aos homens.
Os Anjos na Bíblia e na vida de Jesus
Os Anjos sempre estiveram presentes nos momentos marcantes da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo e estão presentes desde a criação do mundo, confira as passagens bíblicas abaixo destacadas entre tantas:
“Seguram a mão de Abrão para não imolar Isaac” (Gen.22,11);
A Lei é comunicada a Moisés e ao povo por ministérios deles (At 7,53);
São eles que assistem os Profetas (1 Rs 19,5).
Na vida de Jesus, eles estão presentes em todos os momentos marcantes do anuncio e vida de Jesus, confira:
Anuncio a Maria, Arcanjo São Gabriel (Lucas 1, 26-28)
Quando Deus introduziu seu filho no mundo, ordenou que todos os anjos de Deus o adorassem (Hb 1,6);
São eles que protegem Jesus na infância ( Mt 1,20; 2,13.19);
Servem Jesus no deserto (Mc 1,12);
O reconfortam na agonia mortal (Lc 22,43); e eles poderiam salvar Jesus das mãos dos malfeitores se assim Jesus o quisesse (Mt 26, 53).
Na ressurreição de Cristo, o Anjo do Senhor aparece às mulheres e lhes diz: “ Não fiquem assustadas. Vocês estão procurando Jesus de Nazaré, que foi crucificado? Ele ressuscitou! Não está aqui! Vejam o lugar onde o puseram. Agora vocês devem ir e dizer aos discípulos dele e a Pedro que ele (Jesus) vai para a Galiléia na frente de vocês. Lá vocês o verão, como ele disse.”
(Marcos, 16, 6-7)
Assim, lembremos e invoquemos neste mês de setembro a proteção dos Santos Anjos do Senhor pela singela oração apresentada pela Igreja:
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou à piedade divina, sempre me rege, guarda e me ilumina.
Amém.
Oração do Anjo da Paz
Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo – vos. Peço perdão para os que não crêem não adoram, não esperam e não Vos amam.
Amém.
São Miguel Arcanjo, valei - nos no combate pela Fé e amor de Deus.
Amém.
Bibliografia:
Devocionário a São Miguel Arcanjo – Editora Canção Nova
Bíblia Sagrada, Edição Patoral – Paulus.
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.”. (2 timóteo 4).
Coragem, artigo de luxo em tempos modernos...
Quantos ao final poderão fazer está afirmação: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.”.
Para viver e combater o “bom combate” é imprescindível a Coragem, e quem a tem nos dias de hoje?
Quem poderá ao final afirmar: Combati o bom combate...
Confira no texto abaixo o intrigante artigo de Leonardo Boff sobre Coragem, Coragem nos dias de ontem e Coragem nos dias de hoje. Quem a tem? Quem vence os próprios interesses em prol do próximo, do planeta e de tudo que é bom, tudo que vem de Deus?
Coragem, aquela que o Apóstolo Paulo teve, escassa nos dias de hoje. É, sobre “Coragem” ou falta dela que nos fala o texto abaixo: “
Precisamos de muita coragem”- Por Leonardo Boff, site:
terça-feira, 20 de setembro de 2011
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ _ Para Ler, Refletir e Viver: Doc. 97 da CNBB
Trecho extraído do Doc. 97 da CNBB
"...Cardeal Ratzinger: “Nossa maior ameaça é o medíocre pragmatismo da vida cotidiana da Igreja, no qual, aparentemente, tudo procede com normalidade, mas na verdade a fé vai se desgastando e degenerando em mesquinhez”. (DAp 12).
"O projeto de Jesus não tem nada de pequeno ou mesquinho; pelo contrário, somos chamados a um trabalho exigente e emocionante. Num mundo ferido por violência, escravizado ao consumismo irresponsável, numa sociedade construída sobre a injustiça, Jesus nos impulsiona a viver a fraternidade, a defender os fracos, a construir a paz valorizando a honestidade e a dignidade humana, sabendo perdoar e partilhar."
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Por que se considera que a Celebração da Liturgia é uma escola de Santidade?
A Sagrada Liturgia. Para Refletir, interagir e aprender,
confira no endereço abaixo o texto na integra. Estudos realizados
através do AVF - Fichas de estudo.
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
"Culto agradável a Deus" - Romanos 12, 1-2: Ficha 3 – (1ª) Constituição S.C. – A Sagrada Liturgia
Nesta ficha de estudo resumida procuramos aprender um pouco mais sobre o Vaticano II e a Reforma da Liturgia, com destaque especial a busca da inculturação na Igreja Missionária de Cristo, retomada de uma liturgia centrada na Fé em Jesus Cristo, Senhor da História, e a participação e dialogo com a Assembléia (Povo de Deus) na missa, através dos cantos, salmos, orações, sacramentos e palavra de Deus proclamada.
Devido a falta de padres no Brasil e da necessidade vital de celebrar a palavra de Deus em todos os lugares, o concilio deu abertura para que nas comunidades onde não haja padres ou poucos padres, os fiéis reunidos no Domingo, dia do Senhor, celebrem a Palavra de Deus através dos Ministros leigos da Palavra, prática essa muito bem aceita principalmente nas comunidades de base (CEB's) e pequenas comunidades, com participação muito ativa das mulheres. Tudo isso sem perder a sacralidade, beleza e Espiritualidade Cristã na Igreja Católica Apostólica Romana.
* Inculturação:
"A inculturação é a introdução de uma cultura ou aspectos culturais de um determinado povo à uma outra cultura. A palavra “inculturação” tornou-se importante na Igreja para expressar a presença renovada da Igreja missionária: o Evangelho é anunciado para se tornar um princípio que anima, guia e unifica as culturas, transformando-as e renovando-as a partir de seu interior até produzir uma nova criação. "
Confira o texto na integra:
Ficha 3 – (1ª) Constituição S.C. – A Sagrada Liturgia
Assinar:
Postagens (Atom)