A Paz do Senhor esteja contigo.

A Paz do Senhor esteja contigo

Disse Jesus: Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estarei presente.

Seja bem vind@.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A solidariedade anda só...

A solidariedade é mais que um Dom/Carisma de Deus, dado a todo ser humano, em uns mais, noutros menos e em alguns quase nada ou nada, é quando falta a humanidade no ser “humano”, a solidariedade é a condição “ sine qua non” para a existência da humanidade no homem, é condição da humanidade, entendida como racionalidade do animal homem que o difere dos demais animais, ditos, irracionais. Será mesmo?

No conceito religioso, a palavra solidariedade é sinonimo de fraternidade.
Nesse contexto, a solidariedade somente pode ser vivida e atestada em meio a uma comunidade, onde engloba especialmente, a NÃO INDIFERENÇA, dentre outros componentes como a aceitação da diferença, doação, aprendizado, mudança, e etc.

Assim, não existe solidariedade fora da comunidade, do meio social, logo...
A solidariedade anda só...

Você pode indagar mais como só? Se ela somente existe em comunidade, no meio social do homem?
É que na verdade, ela não existe realmente entre as pessoas, no meio social de hoje. Todos estão muitos preocupados com o próprio “Umbigo”, revoltas, mágoas pessoais, enfim, falta de amor, para poder parar e ver o outro, para ser solidário, por isso, constato...

A solidariedade anda só...
Lamentalvel realidade, uma vez que ela é por excelência o “diferencial” da irracionalidade da racionalidade nos animais do mundo conhecido.

É, a solidariedade anda só...
Intrinsicamente afeto a solidariedade Cristã está a “Não indiferença”, sem este sentimento não é possível a verdadeira solidariedade.

No mundo de hoje, talvez o de ontem, mais especialmente o de hoje,  o que mais se vê no ser humano é a Indiferença, que parece antes um crangro social, do que apenas um não sentir.
É triste ver o homem tornar – se frio, insensivel, diante do sofrimento do próximo, perdendo a sua humanidade.

Disse Jesus Cristo: “É fácil amar os amigos os parentes, o difícil é amar os inimigos”.
No mundo de hoje, nem precisa amar os inimigos para ser um pouco solidário, bastaria ver o outro que está a sua frente, do seu lado, na pista de uma estrada, no balcão de um atendimento publico, em fim, na sua vida, no seu dom pessoal, que Deus lhe deu para servir e não “apenas” para ser servido.

É preciso parar muitas vezes, sair de si próprio para ver a necessidade, o sofrimento do outro. Mais o egoismo, o “Eu” absoluto e poderoso dos tempos de hoje, não deixa as pessoas ver nem a si mesma verdadeiramente, quanto mais o outro..., que está de seu lado, a sua frente, ou até, do outro lado da “linha”...
E, não basta ser solidário com seus iguais, seus parentes, é preciso mesmo, para ser solidário verdadeiramente, enxergar o outro, sem esse desprendimento não é possível o exercício da solidariedade.

É, a solidariedade anda só...
E a solidão da solidariedade tem matado, causado tanta dor, tanto sofrimento sem razão, muita dor, dor mesmo, não apenas está metafora de um sentimento contrariado. Sim, estou falando da dor, dor fisica, dor da fome, da miséira, da NEGLIGÊNCIA e toda sorte de privação, de desgraça ( falta de graça ), porque falta graça no homem, falta graça no próximo que está...”AO SEU LADO”.

É, a solidariedade anda só...
Para acabar com a solidão da solidariedade, não é preciso “grandes” gestos públicos, construir um hospital, sustentar um asilo, tirar todas as crianças da rua, tirar todos animais machucados da pista, feridos por carros apressados, que matam, atropelam e deixam para tras uma dor, um sofrimento, quando não, deixam para trás o próprio homem entregue a sua dor. Basta apenas que você “recolha”, que você socorra, quem está morendo à sua frente, quem está necessitado do seu lado, a sua frente.

Não precisa salvar o mundo, basta salvar o seu próximo, aquele que a vida coloca do seu lado, que pode ser a tua empregada, aquela tia pobre que não sai da sua porta, aquele que pede no seu trabalho, não que você faça milagre, mais que faça ao menos o seu trabalho.

Se todo homem fizesse isso, não haveria tanta doença, tanta dor, tanta "fome",  tantos doentes, tantos leitos nos hospitais, tantos presos nas cadeias, tantos individuos com problemas mentais, psicológicos e morais no mundo. Se cada um, saisse de seu mundo e socorrre – se o teu próximo...Apenas o seu próximo.

E quem é o seu próximo? É aquele, aquilo (animal ferido), que a vida coloca exatamente a sua frente, do seu lado, e você não vê. Não quer ver, não quer sair de si mesmo para “perder” tempo com o teu próximo.

É, a solidariedade anda só...

E o homem também.

Quem não ama, não é capaz de ser solidário, não atinge o diferencial entre o animal irracional e o racional, logo, o homem anda muito só...Porque não ama, não sai de si mesmo, não é solidário...

É, a solidariedade anda só...

Cristo anda só...
É, a solidariedade anda só...

Cada injustiçado, cada explorado, cada ferido, cada necessitado, que você no curso de sua vida deixa para trás, sem prestar socorro, cada pessoa que você encontra a sua frente, ao seu lado, que a vida coloca do seu lado e você ignora, precisando apenas de você e você não socorre, é ao próprio Cristo que você deixa só, entregue a própria sorte mundana.

É, a solidariedade anda só...

Mais o reino de Deus não é desse mundo.
Se fosse não existiria tanta indiferença, tanta falta de solidariedade.

Entretanto, o Reino de Deus embora não seja desse mundo, começa aqui é agora para as pessoas de boa vontade e amor no coração, para estes, o Reino de Deus começa na fraternidade, na solidariedade, mas...

No mundo de hoje,

A solidariedade anda só...
 
Mais meu Pai, recolhe toda a solidão da solidariedade do mundo...

E, um dia, mais cedo ou mais tarde, pedirá contas da solidão da solidariedade.
"Tive fome e não me deste de comer, tive sede e não me deste água, tive frio e não me deste um cobertor, tive medo, e não me deste nenhuma esperança, nenhum consolo, tive pavor, e não me enxergastes..."
Meu pai tudo vê e nada lhe é oculto.
A solidão da solidariedade é acolhida por Deus nos seus sofrimentos, quando o "próximo" não vê, não tem tempo, não quer perder tempo.
É, a "solidão" anda só...








Um comentário:

  1. Oi Mônica,

    Você teceu uma interessante reflexão!
    Tens toda razão, se deixarmos a solidariedade para qualquer hora ou dia, corre-se o risco de que ela realmente fique só, ou para o dia de São Nunca. E Deus vem nos visitar de diversos modos, como você mesma descreveu acima: como um necessitado, um viajante, um amigo... quase sempre, num momento imprevisto; é aí que nossa solidariedade deve sempre estar acompanhada e pronta para acolhê-lo.
    Que a solidariedade seja nossa constante companheira de caminhada!
    Abraços,
    Márcia

    ResponderExcluir