A Paz do Senhor esteja contigo.

A Paz do Senhor esteja contigo

Disse Jesus: Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estarei presente.

Seja bem vind@.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

ECUMENISMO E CONCÍLIO VATICANO II - POR UM MUNDO MELHOR

Ecumenismo, um dos frutos do Concílio Vaticano II (1962 a 1965) – Por uma Igreja Renovada, Nova, melhor, mais humana – por um mundo melhor.

Católicos Romanos, Latinos, Ortodoxos, Evangélicos, Muçulmanos, Espiritualistas, a todos os homens de boa vontade, de qualquer denominação religiosa, juntos por um mundo melhor, este é o objetivo amplo da *palavra Ecumenismo, que busca pelo dialogo entre Cristãos de diferentes denominações, a unidade de todos os Cristãos (Católicos, Ortodoxos e Protestantes), bem como pelo diálogo inter – religioso (diálogo entre Religiões não Cristãs e Religiões Cristãs), todos, unidos pela Fé que transcende o homem no bem e no amor, para um mundo melhor para todos.

Entre as Igrejas Cristãs, o Ecumenismo em sentido restrito, busca a reintegração e paz entre todos os Cristãos, independente de sua denominação religiosa, Católica, ortodoxa, Protestantes (hoje denominados Evangélicos), pois em Cristo somos um só povo, pela unidade da Fé em Cristo.

Importa salientar que o verdadeiro Ecumenismo busca a Unidade sem perder a Identidade, pois a unidade só será autêntica se respeitar a Diversidade.

• Ecumenismo: O termo provém da palavra grega "oikos" (casa), designando "toda a terra habitada.

No ano de 1962, o Papa João XXIII, (mundialmente conhecido por "Papa Bom" ou "Papa da bondade) atento as mudanças sociais, filosóficas e tecnológicas introduzidas pelo mundo Moderno e, sobretudo, movido pelo “Espírito Santo” “Espírito de Deus”, “Espírito do amor” sentiu necessidade profunda de promover uma reestruturação dos dogmas e pensamentos da Igreja Católica, de forma a torna - la mais humana, a serviço da humanidade, a serviço dos pobres e excluídos (todos os excluídos), razão pela qual convocou o Concílio Vaticano II, (reunião de bispos e outras autoridades da Igreja Católica, com o objetivo de tratarem de assuntos relacionados com a fé, guiados pelo espírito santo, para organização da Igreja no mundo), concilio esse que esteve reunido entre os anos de 1962 a 1965, ano de sua conclusão, na qual significativas mudanças foram introduzidas na Igreja Católica, para servir ao propósito do Pai na terra, concílio este que deu muitos frutos a Igreja, dentre as quais podemos citar a propulsão e introdução do movimento Ecumênico, a inserção do leigo no sacerdócio da Igreja como Igreja povo de Deus.

O Concílio voltou ao modelo bíblico de Igreja, resgatando a palavra de Deus, a Bíblia como revelação de Deus, alimento cotidiano e direito do povo de Deus, superando séculos de polêmica com os evangélicos e deu a Igreja Católica um elemento novo de espiritualidade e de fortalecimento da fé. Neste novo modelo, as relações entre os carismas partem do objetivo dos mesmos que é o de favorecer a unidade na diversidade.

Entretanto, passados mais de 40 anos do Concilio Vaticano II (o que não representa muito tempo para uma Igreja de mais de 2000 anos) o Concilio Vaticano II não foi integralmente vivenciado na Igreja Católica, o qual representa por suas idéias e objetivos, um sonho de um mundo melhor ainda não vivido integralmente hoje no mundo pós – moderno.

Alguns perguntam se a Igreja Católica deveria fazer um novo Concílio, mas a resposta é lógica, se não conseguiram implantar a reforma introduzida pelo Concílio do Vaticano II, ainda sonhadas no mundo atual, objetivadas a mais de 40 atrás, qual a razão de um novo concílio?

Não seria o caso de resgatar o ideal e “sonho” do Vaticano II, tornando – o realidade hoje, afinal seu ideal ainda se encontra em gestação dentro da Igreja, e o seu nascimento urge. É preciso ver “os sinais do tempo”, os sinais do Espírito Santo que sempre guiou a Igreja Católica, mas como guia, necessita de seguidores, qual seja, o povo de Deus.


Nesse contexto, o movimento Ecumênico é mais um dos “sinais dos tempos”, que foi também um dos Objetivos do Concílio Vaticano II, a ser seguido pelo povo de Deus, unidos na Caridade testemunho, Fé e Esperança de um mundo melhor.

Mônica Moreira Fonseca.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Martins por sua postagem.
    Errado ou certo, mais vale quem põem
    a cara na porta pra ver do que quem se
    esconde atrás da porta.

    Seja bem vindo ao Blog.

    Mônica Moreira.

    ResponderExcluir